SAÚDE PÚBLICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DISPONIBILIZADOS EM FORMATO ABERTO.

Autores

  • Vitória Petrini Maszlock Universidade Candido Mendes - UCAM
  • Roger Valentim Abdala Grupo Educa Mais EAD

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.160

Palavras-chave:

educação a distância, tecnologias, ferramentas de aprendizagem, recursos educacionais, saúde pública

Resumo

Este trabalho teve por objetivo conhecer os recursos educacionais disponibilizados em formato aberto no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde(ARES) para profissionais da saúde pública. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, tipo bibliográfica-classificatória. A coleta de dados foi realizada a partir da leitura e documentação das informações de registro dos recursos do ARES, contemplando todos os recursos que foram disponibilizados de 2012 a 2016. Os dados organizados em planilhas no software Microsoft Office Excel a partir de categorias propostas; e, posteriormente, quantificados e ordenados. Evidenciou-se o crescimento do acervo no período estudado e o interesse dos profissionais da saúde pública com sua formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitória Petrini Maszlock, Universidade Candido Mendes - UCAM

Enfermeira pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em Saúde Pública e discente do curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Saúde pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Enfermeira na Secretaria de Saúde de Eldorado do Sul/RS.

Roger Valentim Abdala, Grupo Educa Mais EAD

Engenheiro Civil e Fisioterapeuta. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pós-Graduado em Fisioterapia do Trabalho e MBA da Construção Civil - FGV/SP. Tutor EaD na Pós-Graduação do Grupo Educa Mais EAD. 

Referências

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. p. 1.

BRASIL. Decreto n. 7.385, de 8 de dezembro de 2010. Institui o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 dez. 2010. p. 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Pró-Saúde: programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Política do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde. 2. ed. Brasília: UNA-SUS, 2013b.

BRASIL. Piwik Analytics. UNA-SUS em Números. [online] Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/una-sus-em-numeros/ares-acessos> Acesso em: 31 dez. 2016.

BRASIL. Portaria Interministerial nº 10, de 11 de julho de 2013. Regulamenta o Decreto nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Diário Oficial da União, Brasília, 15 jul. 2013a. p. 123.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

LACERDA, S. A.; MONTEIRO, F. de S.; JACOB, A. S. Análise Estatística do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde. In: CONFERENCIA INTERNATIONAL BIREDIAL – ISTEC, 4., 2014, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: 2014. p. 365-366.

MOTA, E. P. N. A Avaliação da Qualidade do Preenchimento dos Metadados do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). 2016. 101 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

NASCIMENTO, A. C. A. de A. Aprendizagem por Meio de Repositórios Digitais e Virtuais. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2009. p. 352-357.

OLIVEIRA, T. R. B. Interdisciplinaridade: um desafio para a atenção integral à saúde. Saúde.com, Itapetinga, v. 3, n. 1, 2016.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

Maszlock, V. P., & Abdala, R. V. (2017). SAÚDE PÚBLICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DISPONIBILIZADOS EM FORMATO ABERTO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(1), 143–154. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.160