DESAFIOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE: TEORIA CRÍTICA, PROCESSO DE TRABALHO E INTERAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Gustavo de Oliveira Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES/UFRJ) http://orcid.org/0000-0003-2724-8826
  • Sonia Cristina Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.239

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação a distância, Teoria crítica, Processo de trabalho, Interação Social.

Resumo

Este artigo analisa aspectos relacionados à formação de recursos humanos na área da saúde discutindo alguns parâmetros de qualidade para a educação na modalidade a distância. Nesse processo de reflexão, fundamentado pelas teorias sociais críticas,  faz uma análise sobre o processo de trabalho em saúde e suas relações com os processos educacionais. Por fim, aborda a complexidade da relação entre tecnologia e educação, dando relevo à necessidade das relações interpessoais e da interatividade para se garantir a qualidade nos processos de educação à distância mapeando alguns desafios para que se possa consolidar um modelo crítico de educação à distância na área da saúde no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES/UFRJ)

Professor. Pesquisador. Orientador de Mestrado e Doutorado. Possui experiência na área de Ciências Humanas com ênfase na interseção entre os campos de Educação, Saúde e Cultura. Credenciado no programa de pós-graduação: Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGECS/NUTES/UFRJ). Formou-se inicialmente Bacharel em Odontologia em 1999 e Mestre em Tecnologia Educacional para Saúde em 2002, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Viveu em Barcelona/Espanha onde obteve outro título de Mestre em 2008 pela Faculdade de Psicologia da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Esta foi a mesma instituição onde posteriormente obteve também o Título de 'Doutor Europeu' em "Psicologia da Comunicação: Interação Social e Desenvolvimento Humano", no ano de 2012. Trabalhou como desenvolvedor, professor e pesquisador na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Atualmente é Pesquisador e Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalha no Laboratório de Estudos das Ciências (LEC), do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES). 

Referências

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ARRUDA, M. (1987). A articulação trabalho-educação visando a uma democracia integral. ln: GOMEZ, Carlos Minayo et alii. Trabalho e conhecimento; dilemas na educação do trabalhador. São Paulo, Cortez Autores Associados.. p. 61-74.

BRASIL. Anais da 3a Conferência Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Niterói, Rio de Janeiro: Fundação Municipal de Saúde de Niterói, p. 227-8, 1963. [reimpresso em 1992].

BRASIL. Curso de Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Material Didático. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP/FIOCRUZ, 2005b.

BRASIL. Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. Material Didático. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP/FIOCRUZ, 2005a.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 02/98. Seção 1, p. 31. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 1998.

BRITO, Glaucia da Silva. Inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. Anais do 30º encontro da ANPOCS, 24 a 28 de outubro de 2006; GT24 - tecnologias de informação e comunicação: controle e descontrole. Caxambu, MG.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e novas tecnologias: um-repensar. 3ª Edição. Curitiba: Ibpex, 2011.

BUENO, Natalia de Lima. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Dissertação de Mestrado, PPGTE – CEFET-PR, Curitiba, 1999.

CAMPOS. G.W. Saúde Pública e Saúde Coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva; 5(2): 219-30, 2000.

CECCIM, R. & FEUERWERKER, L. O Quadrilátero da formação para a área da saúde. Physis-Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.14 , n.1, p. 41-65, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto,1997.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GRAMSCI, A. . Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 4ª.Edição, 1982.

GRYSCHEK, Anna Luiza et al . Projeto larga escala: uma proposta pedagógica atual. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 34, n. 2, p. 196-201, 2000.

HOPENHAYN, Martín. A educação na atual inflexão temporal: uma perspectiva latino-americana. Revista Prelac - Projeto regional de educação para a América Latina e o Caribe. N.o 2./Fevereiro de 2006.

JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. Novas tecnologias, novas competências. Tradução: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa. Educar em Revista, n.31. Curitiba : Editora UFPR, jan –jun 2008.

LIGUORI, Laura M. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In LITWIN. Edith. (org). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LITWIN. Edith. (org). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LOBO NETO, Francisco José. A questão da tecnologia na relação trabalho-educação: das concepções aos argumentos e às formulações legais. Revista Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 83-103, 2009.

MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: Tecnologia, guerra e fascismo. KELLNER, Douglas (ed.). São Paulo: UNESP, p. 73-104, 1999.

MARCUSE, Herbert. Ideologia da Sociedade Industrial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1969.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política - Volume I. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985a.

MARX, Karl O Capital: crítica da economia política - Volume II. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985b.

MARX, Karl. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. [Tradução de Waltensir Dutra e Florestan Fernandes]

MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MATTELART, Armand. História da Sociedade da Informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MERHY, E. . Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.

MINAYO, M.C.. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Ed. Vozes, 2001.

MOORE. Michael G., KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3ª edição, Campinas, SP: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, Maria Rita N. S. Tecnologias interativas e educação, Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, nº 37, p. 7-25, 1999.

PIRES, D. Reestruturação produtiva e as conseqüências para o trabalho em saúde. Rev. Bras. Enfermagem, 53: 251-63, 2000.

RIBEIRO,EC ; MOTTA, JI. Educação Permanente como estratégia na reorganização dos serviços de saúde. Secretaria Executiva da Rede IDA-Brasil, p. 1-2, 1996.

ROSCHE, DAVINI & HADDAD. Educação permanente e trabalho em saúde: um processo em construção . Educación Médica en Salud, v. 27, n.4, 1993.

SANCHO, Juana Maria. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SARUP, Madan. Marxismo e Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

SCHRAIBER, L.B. Educação médica e capitalismo. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1989

SIMONIAN, Michele. Formação continuada em Ambiente Virtual de Aprendizagem: elementos reveladores da experiência de professores da educação Básica. Curitiba, 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Cultura, Escola e Ensino). Universidade Federal do Paraná.

VARGAS, Milton. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa Omega, 1994.

VERMELHO, Sonia Cristina. A subjetividade do trabalhador no contexto da produção integrada e flexível. São Paulo, PUC-SP, 1998. Dissertação de mestrado.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

Figueiredo, G. de O., & Vermelho, S. C. (2017). DESAFIOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE: TEORIA CRÍTICA, PROCESSO DE TRABALHO E INTERAÇÃO SOCIAL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(1), 04–26. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.239