A IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA OS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias/UFMT
  • Kátia Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso Programa de pós-graduação em Educação
  • Alexandre Martins dos Anjos Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Secretaria de Tecnologias/UFMT

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.27

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação mediada por Tecnologias.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na Universidade Federal de Mato Grosso, relativa ao processo de implantação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para os cursos presenciais da Instituição. O artigo apresenta um detalhamento das etapas realizadas para a consecução dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como o planejamento de infraestrutura, a integração dos Ambientes com o Sistema Acadêmico da Universidade, o Design do Ambiente Virtual, bem como pormenoriza o processo de capacitação realizado com os professores, relativo à utilização desses Ambientes, apresentando dados parciais dos Institutos e Faculdades que participaram das capacitações, o que de certa forma, retrata o nível de aceitação ou possível rejeição desse recurso. A proposta metodológica está pautada na revisão bibliográfica, no relato da experiência vivenciada e em análise documental. 

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Biografia do Autor

Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias/UFMT

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação. Especialização no Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica pelo IBPEX. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação - LêTece. Servidora técnica da UFMT. Tutora de cursos na modalidade a Distância da UFMT/UAB. Coordenadora Técnica em projetos específicos da Secretaria de Tecnologias da UFMT. Professora Formadora do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação- PRADIME-MT. Coordenadora da área EaD pelo convênio UFMT/TCE-MT. Autora de Materiais Didáticos/Fascículos para cursos a Distância. 

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso Programa de pós-graduação em Educação

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Alexandre Martins dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Secretaria de Tecnologias/UFMT

Possui GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO pela UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (2000), GRADUAÇÃO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade de Cuiabá (1998), MESTRE em NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (2001) pela UNED - Madri - Espanha, DOUTOR em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO - USP - São Paulo (2014). Atualmente é professor da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso e Secretário de Tecnologias da Informação e da Comunicação da UFMT. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Projeto nas Areas de Infra Estrutura de Redes e Produção de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: TICs na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias aplicadas ao campo de Treinamento Médico, EAD, Engenharia de Software, Realidade Virtual e Aumentada.

Referências

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Publicado

2015-10-09

Como Citar

Abutakka Vasconcelos dos Anjos, R., Morosov Alonso, K., & Martins dos Anjos, A. (2015). A IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA OS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 7–20. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.27