III PromovEAD - Educação Aberta e a Distância em uma perspectiva institucional e de comunicação em rede

Conferências disponíveis

PromovEAD 2017

Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC)
Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900
Cuiabá, BR

October 14, 2017 – October 26, 2017

Educação Aberta e a Distância em uma perspectiva institucional e de comunicação em rede

A discussão sobre como são realizadas as ações de comunicação para divulgação da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino teve início com a realização do I PromovEaD em 2015. O evento foi coordenado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG), no período entre 28 e 29 de maio de 2015. Naquele momento foram identificados vários temas que poderiam ser aprofundados e ações que poderiam ser experienciadas, ampliadas e replicadas. O II PromovEAD foi organizado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SEAD/UFRGS) entre os dias 23 e 25 de Maio de 2016 e discutiu as estratégias para dar visibilidade as ações da EaD em diferentes contextos.

A proposta de realizar a III PromovEAD envolve a Educação Aberta e a Distância em uma perspectiva institucional e de comunicação em rede para analisar e refletir sobre como utilizá-las para superar as críticas e desafios dessas modalidades de ensino. Considera-se essencial conhecer, compartilhar e debater sobre o posicionamento da comunicação das instituições envolvidas em ações de Educação Aberta e a Distância, bem como identifica-se ainda a necessidade de ampliar a comunicação interna (para os colaboradores da instituição) e a comunicação externa (com a sociedade em geral onde ela está inserida e o público em potencial).

O III PromovEAD pretende:

  • Divulgar ações de comunicação de secretarias de Educação Aberta e a Distância;
  • Propiciar a troca de experiências entre profissionais da área;
  • Fortalecer grupos e linhas de pesquisa sob a temática do evento;
  • Criar grupos de colaboração interinstitucional sobre a temática da comunicação na Educação Aberta e a Distância;
  • Proporcionar espaço para a discussão e a reflexão sobre o atual estágio das ações de comunicação na Educação Aberta e a Distância;
  • Promover intercâmbio de experiências na área, possibilitando congregar pesquisadores, profissionais e estudiosos de diferentes instituições;
  • Propiciar aos participantes um espaço para a problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas práticas;
  • Incentivar a produção e socialização de estratégias de comunicação voltadas para Educação Aberta e a Distância

O PromovEAD tem como público prioritário: dirigentes de EAD e assessores de comunicação das instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e instituições públicas de ensino técnico profissionalizante a distância e seus representantes.

A SEDE

O III PromovEAD será realizado na Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) no campus da UFMT de Cuiabá-MT

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900

 

Datas Importantes

Inscrições simples: até 27/07/2017

Inscrição com submissão de trabalhos: 01/06/2017 a 14/07/2017

Avaliação dos trabalhos: 15/07/2017 a 19/07/2017

Envio do pôster (arquivo .ppt/pptx): 26/07/2017

Envio da versão final do artigo completo para inclusão nos anais do evento: 21/07/2017



Programação

02/08/2017

07h30

Credenciamento

08h00 - 08h30

Sessão de abertura

08h30 - 09h15

Conferência - O que é Educação Presencial, a Distância e Aberta?

Kátia Morosov - Instituto de Educação/UFMT

Objetivo: Caracterizar a Educação Presencial, a Educação a Distância e a Educação Aberta a partir de suas especificidades, tomando por base aspectos legais e acadêmicos de cada uma delas.

09h15 - 10h00

 

Conferência - O que é notícia em uma organização?

Mariângela Sólla López - Faculdade de Comunicação e Artes/UFMT

Objetivo: Apresentar estratégias para promoção e divulgação das atividades de Educação Aberta e Distância das instituições públicas de ensino

10h00 - 10h30 Café e Prosa
10h30 - 12h00

Mesa-redonda

Perspectivas para a divulgação da Educação Aberta e a Distância no Brasil e no Exterior

Objetivo: Promover a Educação Aberta e a Distância no país e no exterior, considerando a interlocução do setor governo e as instituições públicas de educação.

Convidados:

- Carlos Cezar Modernel Lenuzza - Diretor de Educação a Distância DED/CAPES/MEC

- Maria das Graças Nery - Coordenadora-Geral de Tecnologias Educacionais e Educação a Distãncia da SETEC/MEC

- Rossana Valéria de Souza e Silva - Diretora Executiva do Grupo Coimbra

- Ivete Martins Pinto - Presidente da UniRede (mediadora)

12h00 - 14h00

Intervalo para almoço

14h00 - 15h30

Mesa-Redonda

Educação: Estratégias para promoção e desenvolvimento da Educação Aberta e a Distância no Brasil em instituições públicas de educação

Objetivo: Conhecer as principais articulações que têm  sido realizadas em prol da Educação Aberta e a Distância no país, em uma perspectiva das associações que representam as instituições públicas de educação no Brasil.

Convidados:

- Willian Silva de Paula - Representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

- Marcus Tomasi - Presidente da Câmara de EaD da Abruem - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

- Representante da Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

- Maria Teresa Menezes de Freitas - Vice-presidente da Associação das Universidades Federais

16h00 - 17h30

- Apresentação de trabalhos (pôsteres)

Local: Secretaria de Tecnologia Educacional - Setec/UFMT

- Apresentação cultural

Local: Secretaria de Tecnologia Educacional - Setec/UFMT

Café e Prosa

03/08/2017

08h00 - 09h00

Apresentação de trabalhos (pôsteres)

Local: Secretaria de Tecnologia Educacional - Setec/UFMT

09h00 - 10h30

Mesa-Redonda

Como promover e dar  visibilidade a Educação Aberta e a Distância em instituições públicas?

Objetivo: Ouvir as experiências dos profissionais da área de comunicação e dirigentes de EAD das instituições públicas de ensino, promovendo um debate sobre como poderíamos melhorar a comunicação interna e externa promovendo a visibilidade da Educação Aberta e a Distância. Ao final do debate, os mediadores irão elaborar uma carta com sugestões ou propostas.

Convidados:

- Elisa Tuler de Albergaria - Representante das Universidades Federais na UniRede

- Aline Pinto Amorim - Representante dos Institutos Federais na UniRede

- Gabriela Maria Dutra de Carvalho - Representante das Universidades Estaduais e Municipais na UniRede

10h30 - 12h00

Mesa-redonda

Conhecendo a UNIREDE e estratégias para comunicação institucional

Objetivo: apresentar a UniRede e suas estratégias para comunicação  institucional e científica. O ESUD. Os Encontros Regionais. Como se associar. Revista da UniRede. Portal de Recursos Educacionais Abertos - (REA)

Convidadas:

- Ivete Martins Pinto/FURG - Presidente da UniRede

- Mára Lúcia Fernandes Carneiro/UFRGS - Editora-chefe da revista EmRede.

 

Inscrições

Para participar do III PromovEAD é necessário realizar sua inscrição.Com ela você terá direito ao acesso e a participação nas atividades do evento, recebimento de material, apresentação de trabalhos e certificados de participação e apresentação de trabalho emitidos pela UFMT. Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos, um em cada eixo, sendo que cada trabalho deverá ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas.

Cada trabalho poderá ter um autor e quatro coautores. Entretanto, cada participante poderá apresentar apenas um trabalho como autor principal. O III PromovEAD é um evento gratuito.

 

PARA INSCRIÇÃO SIMPLES (para ouvintes e co-autores)  - GRATUITA

O PromovEAD é um evento exclusivo para dirigentes de Educação Aberta e a Distância e assessores de comunicação de instituições públicas de educação superior (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos) e de instituições públicas de ensino técnico profissionalizante a distância e seus representantes. Para realizar sua inscrição preencha todos os dados do formulário e aguarde e-mail de confirmação (clique aqui).

 

PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES (exclusivo para dirigentes de Educação Aberta e a Distância e assessores de comunicação de instituições públicas de educação superior (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos) e instituições públicas de ensino  técnico profissionalizante a distância e seus representantes  - GRATUITA)

Passo 1

Para realizar sua inscrição preencha todos os dados do formulário (clique aqui) e aguarde e-mail de confirmação. Cada trabalho poderá ter um autor e quatro coautores. Além do autor, cada coautor deverá efetuar a sua inscrição simples. No entanto, o autor deverá associar os coautores ao seu trabalho, no ato da submissão do trabalho (Passo 2). O trabalho deverá respeitar o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas no total.

Na etapa de inscrição, deverá ser confirmado pelos autores e coautores, quem irá apresentar o pôster em Cuiabá, conforme orientação (Passo 5). Essa informação é necessária, para que a coordenação do evento possa organizar o espaço físico a partir do número de inscritos que confirmarem a presença no evento em Cuiabá.

Passo 2

Para submeter seu trabalho, faça download do template em formato word para cada um dos eixos específicos.

2.1 -Clique aqui para fazer download da versão do template para dirigentes (Eixo 1) de EAD.

2.2 - Clique aqui para fazer download da versão do template para assessores de comunicação (Eixo 2) das instituições públicas de ensino.

Observação:

  1. i) O template contém elementos mínimos que devem prevalecer no artigo que você enviará para avaliação. No entanto, o texto poderá contemplar elementos que os autores/coautores julgarem interessantes.
  2. ii) Os autores/coautores, não necessariamente devem ser os dirigentes ou assessores de comunicação das instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e de cursos técnicos de nível médio a distância, mas, desde que estejam representando a área/setor/departamento de Educação Aberta e a Distância ou Assessoria de Comunicação de cada instituição.

 

Passo 3

A comissão de científica irá avaliar o template enviado, e posteriormente irá orientar possíveis alterações para submissão final. Aguarde resultado da avaliação com orientações para revisão (caso necessário) por E-mail.

Passo 4

Após realizar as alterações (caso houver indicação), envie agora pelo link seu artigo completo com a identificação de todos os autores (.pdf e .docx). Você receberá confirmação do envio por e-mail.

Passo 5

Pronto, com seu trabalho aprovado e enviado para publicação dos anais (Passo 4) é hora de preparar seu pôster para apresentação durante o evento até 26/07/2017. A coordenação do III PromovEAD se compromete com a impressão de todos os pôsteres. Para tanto, o arquivo .ppt ou .pptx deve ser enviado até o dia 26/07/2017.

  • Para elaborar o seu pôster, utilize como referência o modelo de pôster em formato ppt ou pptx. (Clique aqui para fazer download)
  • Esse modelo pode ser editado e sua estrutura alterada, desde que mantidas as marcas e logos do evento, bem como o tamanho já determinado.
  • Deve ser criado em um único slide (obrigatório). Sugerimos que o texto do pôster seja dividido em, no máximo 2 colunas.
  • Logotipo do evento e o grafismo no canto inferior esquerdo, assim como a disposição do título e autor do trabalho, também não devem ser modificados.

 

IMPORTANTE: Os autores são responsáveis pela versão final e revisão textual tanto do pôster quanto do artigo.

 

Chamadas de Trabalhos

Vagas limitadas (120)

O III PromovEAD é promovido pela Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da Universidade Federal de Mato Grosso e Associação Universidade em Rede (UniRede). O evento será realizado nos dias 2 e 3 de Agosto de 2017, no Auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, Mato Grosso. O PromovEAD tem por objetivo abordar a importância da comunicação institucional para a divulgação da educação pública aberta e a distância no país, dentro e fora das instituições de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e técnico profissionalizante a distância, por meio de atividades como conferências, mesas-redondas, debates e apresentação de trabalhos

O PromovEAD é um espaço para troca de conhecimento entre profissionais da área de comunicação, dirigentes, colaboradores de secretarias e centros de educação aberta e a distância de instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) do Brasil e de instituições públicas de ensino técnico profissionalizante a distância.

As discussões serão organizadas a partir de dois eixos:

Eixo 1 - Experiências Institucionais de Comunicação da Educação Aberta e a Distância

Eixo 2 - Estratégias de Comunicação em Educação Aberta e a Distância

Com o propósito de desenharmos um panorama da realidade na área de comunicação das instituições de públicas de ensino superior e das de ensino técnico profissionalizante, apresentamos a estrutura básica que os trabalhos deverão contemplar. Sugerimos, ainda, que todos os trabalhos apresentem dados do interstício de 5 anos.

Ao sugerirmos uma estrutura que contemple dados/tabelas para a apresentação, intencionamos, ao final do evento, compilar as informações e elaborar um trabalho analítico das instituições, comparando indicadores, desafios e obstáculos e estratégias inovadoras das instituições participantes.

Dependendo da qualidade/volume dos trabalhos, a UniRede avaliará a possibilidade da publicação de um número especial da Revista EmRede (http://aunirede.org.br/revista) com os dados apresentados pela instituições participantes. Para ampliar a divulgação do III PromovEAD, os trabalhos deverão ser escritos em formato de artigo científico. Para tanto, os trabalhos deverão contemplar as informações elencadas a seguir.

 

Link: Chamada de Trabalhos (docx)

Chamada de Trabalhos (pdf)

 

 

Equipe

Comitê Organizador

Alexandre Martins dos Anjos – Coordenador
Claudia da Consolação Moreira – Vice-coordenadora
Evaldo Klock – Web developer
Tatiane Hirata – Designer
Elisângela Fernandes de Azevedo – Networking



Equipe Técnica (em ordem alfabética)

Alleander Pimentel de Barros
Caryna Paes Barreto
Carlos Gontijo
Débora Erileia Pedrotti Mansilla
Delvan Pereira dos Santos
Elisângela Fernandes de Azevedo
Elizete Lima Araújo Queiroz
Elton Castro Rodrigues dos Santos
Fátima Maria Pontes Pires
Genésio Marques
Glauce Viana de Souza Torres
Grethianne Maria Viana de Souza
Jonathan César Farias
Lídia Martins
Mariley Evangelista dos Santos
Marluce de Oliveira Arruda Feitosa
Nielen Oliveira
Ozéias de Almeida Abe
Rafael de Almeida
Robson Pereira Braz Junior
Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos
Waldeci Campos Rodrigues
Wellington Sales
Wesley Ortiz Fernandes
Wynne Adrynn Campos Rodrigues



Comitê Científico

Alexandre Martins dos Anjos (presidente)
Universidade Federal de Mato Grosso

Carlos Rinaldi
Universidade Federal de Mato Grosso

Débora Erileia Pedrotti Mansilla
Universidade Federal de Mato Grosso

Glauce Viana de Souza Torres
Universidade Federal de Mato Grosso

Ivete Martins Pinto
Universidade Federal do Rio Grande

Janaína Sarah Pedrotti
Universidade Federal de Mato Grosso

Mára Lúcia Fernandes Carneiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Teresa Martins Azevedo
Universidade Federal de Uberlândia

Taciana Mirna Sambrano
Universidade Federal de Mato Grosso

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Organizado pela UFMT