Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista de Educação a Distância EmRede (ISSN online: 2359-6082), criada em 2014, é uma publicação mantida pela Associação Universidades em Rede (UniRede) em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior.

A revista foi criada com a missão de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento pedagógico e tecnológico no contexto da Educação a Distância e da educação apoiada pelas tecnologias digitais e busca reunir e publicar trabalhos de excelência elaborados por profissionais e pesquisadores da área de Educação a Distância.

Os principais objetivos da revista são:

  • Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa nacionais e internacionais vinculados às instituições de ensino que trabalham com Educação a Distância;
  • Propiciar um espaço de reflexão para as práticas e experiências de inserção da modalidade a distância nas instituições de ensino;
  • Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação.
Assim, espera-se submissões, prioritariamente, de artigos científicos, com fundamentação teórica e metodologias claras, demonstrando a pesquisa realizada e trazendo contribuições para a área da Educação a Distância, principalmente no que tange às ações pedagógicas.

 

Políticas de Seção

Artigos convidados

Editores podem convidar autores renomados e/ou palestrantes do Congresso Internacional de Educação a Distância para colaborarem com a revista.

Editores
  • Mára Lúcia Carneiro
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos científicos

Seção dedicada aos artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. O artigo deve apresentar uma sólida definição de seu objeto de estudos e uma clareza no delineamento de seu referencial teórico. Entende-se que uma revisão consistente da literatura envolve, não somente a citação dos grandes teóricos das grandes linhas do pensamento educacional, mas a citação de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em revistas nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

Poderão aqui ser publicados os relatos de pesquisa em andamento ou de experiência didático-pedagógicas realizadas em ações a distância, fundamentados teoricamente por autores atualizados na área.  

Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida e clareza no delineamento metodológico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha Crítica

Resenha crítica de publicações da área de Educação a Distância, selecionadas a partir de sua relevância e aderência à área.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Extensão na Educação a Distância

Relatos de Experiência sobre práticas extensionistas na modalidade a distância

Esse dossiê temático tem por objetivo divulgar as experiências de extensão universitária brasileiras que acontecem na modalidade a distância.

Por meio da extensão universitária é possível desenvolver ações de forma indissociável, compartilhando e produzindo conhecimento junto à sociedade, e neste sentido, esse dossiê temático visa a divulgação das práticas extensionistas que já acontecem em nossas universidades.

Você está convidado(a), até 31/03/2020, a submeter seu relato de experiência no sistema da Revista EmRede (http://aunirede.org.br/revista).

São admissíveis Relatos com um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. Os trabalhos podem ser resultado de ações de extensão universitárias, inéditos, que são desenvolvidas obrigatoriamente na modalidade a distância. Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida e clareza no delineamento metodológico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados serão apreciados inicialmente pelos Editores, que verificarão inicialmente o atendimento às normas da submissão (artigo atende ao foco da revista e segue o modelo de submissão indicado). Caso não atenda, a submissão será arquivada e os autores informados via email.

Caso essas condições sejam atendidas, o artigo será encaminhado para dois avaliadores ad-hoc, que realizarão a avaliação cega (já que os autores não devem informar seu nome ou indicações que permitam sua identificação no texto submetido).

Ao receber os dois pareceres, o editor avaliará a pertinência das avaliações e informará aos autores sobre a decisão editorial via email. Essa etapa leva de 30 a 45 dias, dependendo do retorno dos avaliadores.

Quando os avaliadores recomendarem modificações, os autores serão notificados e encarregados de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de 15 dias, agora com a identificação completa dos autores e instituição.

Após o recebimento do trabalho reformulado, ele será novamente analisado pelos editores, que compararão com o que os avaliadores solicitaram. Caso considerem que as alterações realizadas atenderam ao que foi solicitado, o artigo será encaminhado para a revisão textual e posteriormente devolvido aos autores, que poderão realizar as últimas alterações.

 

Periodicidade

A Revista EmRede segue um processo de publicação de fluxo contínuo, com previsão de dois números a cada ano, com um mínimo de 10 artigos por edição.

 

 

Política de Acesso Livre

Os artigos são disponibilizados online, sem restrição de acesso, para leitores cadastrados. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho. Não há taxas envolvidas para publicação dos artigos selecionados, após avaliação pelos avaliadores ad hoc e editores responsáveis.

No entanto, uma condição para a publicação é que o trabalho seja distribuído sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os leitores são livres para imprimir, compartilhar e distribuir o trabalho, desde que respeitem os direitos autorais do autor, devendo sempre realizar a citação, conforme as normas da ABNT, contemplando a menção ao autor e à revista.

Os artigos submetidos para revisão ou publicados pela Revista EmRede não podem ser publicados em outras revistas sem a autorização dos autores e da Revista EmRede.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação

A Reviista EmRede foi avaliada com Qualis B4 na avaliação preliminar em 2019 e está indexada nos seguintes sistemas: