TUTORIA PRESENCIAL EM POLO UAB: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFSJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Autores

  • Simone Aparecida de Souza Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Cláudia Alexandra Bolela Silveira Polo UAB Franca
  • Elisa Albergaria Tuler Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Shirley Dau Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.229

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutoria Presencial, Filosofia, Polo UAB, Mediação.

Resumo

A tutoria presencial é a mola mestra do processo ensino aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que sua principal função consiste na mediação, ou seja, aproximar a universidade dos alunos e motivar sua permanência no curso. O objetivo deste artigo consiste em apresentar as ações da tutoria presencial que foram fundamentais para a permanência e aproveitamento dos alunos do curso de Filosofia. A metodologia utilizada se compôs da revisão bibliográfica acerca da tutoria em educação a distância e no relato da experiência da tutoria presencial do Curso de Filosofia da UFSJ no Polo UAB Franca. Como resultado foi possível verificar as ações de tutoria que foram determinantes para a permanência dos alunos no curso e seu aproveitamento com qualidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Aparecida de Souza, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2005); Especialização Gestão Escolar UNICID (2016); Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise UNIARA (2015); Especialização em Filosofia UNESP (2012) Especialização em Educação à Distância UNISEB COC Ribeirão Preto S.P (2010) Especialização em Psicopedagogia no Processo de EnsinoAprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2007). Especialização em Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade PUC São Paulo(2007); Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Universidade de Uberaba (2010); Atuação Profissional: Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico (PCNP) de Filosofia da Diretoria de Ensino Região de Franca; Docente Faculdade Filosofia Ciências e Letras Ituverava (FFCL) Curso Pedagogia; Tutora do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFSJ.

Cláudia Alexandra Bolela Silveira, Polo UAB Franca

Cláudia Alexandra Bolela SilveriaDoutora em Promoção de Saúde, Mestre em Ciências e Práticas Educativas, Especialista em Educação a Distância, Coordenadora do Polo UAB Franca.

Elisa Albergaria Tuler, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Possui formação técnica em Administração na escola técnica de formação gerencial do Sebrae/MG. Adquiriu o título de Bacharel em Ciência da Computação na UFMG e o título de Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). No ambiente acadêmico, atua em pesquisa na área de Interação Humano-Computador, Usabilidade, Engenharia de Software, Informática na Educação, Educação a Distância e Informática na Saúde. Atualmente é professora do departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei) e Coordenadora Geral do Núcleo de Educação da Distância da UFSJ.

Shirley Dau, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Shirley Dau, é professora adjunta, da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia, Epistemologia, Filosofia Analítica, Lógica e linguagem. Livros publicados: ;Metodologia Científica: normas técnicas para se desenvolver trabalhos acadêmicos; Conceitos e preconceitos: o papel da linguagem à luz da ótica empirista de conhecimento;Ciência: métodos, normas e técnicas de pesquisa; Platão. ; Encruzilhada ideológica; Hora partida; Diversos artigos em revistas acadêmicas.

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e membro do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Referências

ALMEIDA, Fernando José et al. Educação a Distância: Formação de Professores em Ambientes Virtuais e Colaborativos de Aprendizagem. São Paulo, Projeto NAVE, 2001.

COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

COSTA, Elaine Cristina Pereira e BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. In: Revista Práxis. Ano VI, n. 11, jun. 2014. Disponível em: <http://www.arca.fiocruz.br/ bitstream/icict/10623/2/elaine_costaemarcelo_IOC_2014.pdf>. Acesso em 09 maio 2017.

FONSECA, Claudia Chaves. Os meios de comunicação vão à escola? Belo Horizonte: Autêntica/FCHFUMEC, 2004.

MARTINS, Onilza. Teoria e prática tutorial e Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NOVAK, Silvestre; ARAGÓN, Rosane; ZIED, Mariângela Lenz; MENEZES, Crediné Silva. (Org). Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Aprendizagem_em_Rede_na_EAD.pdf> Acesso em: 15 ago. 2017.

PERRENOUD, Philippe. As dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, E. C., & CORRADI-WEBSTER, C. M. Competência social para interagir em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Investigación y Educación en Enfermería. 2011. n.29, v.1, p. 97-102.

SILVEIRA, C. A. B. Mediação pedagógica: as competências do tutor e a motivação para aprendizagem. In: ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis/SC, 5-8 ago 2014. Disponível em <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128129.pdf> Acesso em: 09 maio 2017.

TEIXEIRA, G. A avaliação no processo ensino aprendizagem. Publicado em: 2009 Fev. Disponível em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=4& texto=80>. Acesso: 15 maio 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VALENTE, J. A. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In: MILL, Daniel e PIMENTEL, Nara. (orgs) Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.

VASCONCELOS, CS. Metodologia dialética em sala de aula. Rev Educ AEC. 1995.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

Souza, S. A. de, Silveira, C. A. B., Tuler, E. A., Dau, S., & Veloso, B. G. (2017). TUTORIA PRESENCIAL EM POLO UAB: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFSJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(2), 418–432. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.229