LIMITAÇÕES DIGITAIS E SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA EFETIVIDADE DO USO DO SITE TRELLO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior Mestrando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (PPGA/FURG). http://orcid.org/0000-0002-4203-0801
  • Eliza Antonini Schroeder Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (PPGA/FURG). http://orcid.org/0000-0002-8687-9225
  • Décio Bittencourt Dolci Professor Titular do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG nos cursos Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG), Mestrado Acadêmico em Contabilidade (PPGCONT/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG), como professor permanente; na Especialização em Gestão Pública Municipal; e na Graduação dos Cursos de Administração, Sistemas de Informação e Biblioteconomia. É um dos líderes do Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (FURG) http://orcid.org/0000-0002-6141-3357

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.433

Palavras-chave:

Limitações digitais, Planejamento estratégico, Educação à Distância

Resumo

Este trabalho analisa as limitações digitais dos usuários na utilização de uma ferramenta de apoio ao planejamento estratégico de uma Secretaria de Educação a Distância de uma Universidade Federal brasileira, com o objetivo de compreender quais limitações podem ser destacadas como os principais impeditivos ao uso efetivo da tecnologia. Desenvolveu-se uma avaliação formativa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando-se a lente teórica concebida por Bellini (2018) e seus pares de pesquisa. A análise dos dados permitiu entender que a principal limitação encontrada é a limitação comportamental, que se refere à dificuldade do indivíduo em usar a tecnologia ainda que possua um nível elevado de compreensão sobre ela. Como origem dessa limitação, encontram-se problemas interpessoais na equipe, problemas de comunicação e a necessidade de um gestor mais integrado ao fluxo de trabalho do processo de planejamento estratégico da Secretaria.

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Biografia do Autor

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Mestrando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (PPGA/FURG).

MBA em Gestão estratégica de Negócios, pela Universidade Norte do Paraná (2019) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Atualmente é Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência e pesquisa em áreas de: administração, empreendedorismo, gestão estratégica, e indicadores de desempenho.

Eliza Antonini Schroeder, Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (PPGA/FURG).

Técnologo em Gestão Hospitalar e Saúde pela Faculdade Atlantico Sul do Rio Grande (2009), Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Discente vinculada ao Mestrando em Administração, pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande

Décio Bittencourt Dolci, Professor Titular do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG nos cursos Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG), Mestrado Acadêmico em Contabilidade (PPGCONT/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG), como professor permanente; na Especialização em Gestão Pública Municipal; e na Graduação dos Cursos de Administração, Sistemas de Informação e Biblioteconomia. É um dos líderes do Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (FURG)

Possui doutorado (2005) e mestrado (2000) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio doutoral (2004) na Florida Atlantic University (FAU) no College of Business - Department of Information Technology; especializações em Administração (1993) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Análise de Sistemas (1986) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); graduação (1983) em Engenharia Mecânica pela FURG. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG nos cursos Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG), Mestrado Acadêmico em Contabilidade (PPGCONT/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG), como professor permanente; na Especialização em Gestão Pública Municipal; e na Graduação dos Cursos de Administração, Sistemas de Informação e Biblioteconomia. É um dos líderes do Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (FURG) e membro do grupo de pesquisa Tecnologia da Informação e Sociedade (UFPB). Seus trabalhos de pesquisa, extensão e inovação normalmente objetivam relacionar Administração e Tecnologia da Informação, sendo suas principais áreas de interesse: utilizações organizacionais da TI, inovações organizacionais, Gestão de Projetos, mídias na educação, modelagem de sistemas, desenvolvimento de sistemas de informação, modelos de mensuração e modelos causais.

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Publicado

2019-07-18

Como Citar

Pereira Junior, E. F. Z., Schroeder, E. A., & Dolci, D. B. (2019). LIMITAÇÕES DIGITAIS E SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA EFETIVIDADE DO USO DO SITE TRELLO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(1), 69–85. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.433