INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.289

Palavras-chave:

Trabalho docente, Intensificação, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliométrico, tendo como tema central a intensificação do trabalho docente promovida pelo uso das TDIC. Questionamos “Como a intensificação do trabalho docente (ITD) promovida pelo uso das tecnologias digitais tem sido estudada em pesquisas educacionais no Brasil nos últimos anos?”. Percebeu-se a existência de ITD causada pelas TDIC, com poucas teses publicadas e a inexistência de teses voltadas ao ensino básico. As teses utilizaram uma base epistemológica comum no que tange aos estudos de Educação a Distância, trabalho e capitalismo, tempo e espaço, sociedade da informação, dentre outros conceitos. Apontamos para a necessidade de ampliação das pesquisas nesta área, com olhar crítico, promovendo a reflexão sobre a adoção das TDIC na educação.

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL. (2018). EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 123–136. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.289