RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS

Autores

  • José António Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.305

Palavras-chave:

Ecossistemas, modelos pedagógicos, tecnologias audiovisuais

Resumo

Em tempos de profundas mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética, e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na pedagogia, nas pedagogias emergentes, e no impacto que estas podem ter no desenvolvimento de competências para o século 21. Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias audiovisuais são ferramentas inovadoras para a criação de ecossistemas digitais de aprendizagem dinâmicos, e que as ferramentas da web social configuram novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações. É esta relação entre modelos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e tecnologias que pretendemos abordar neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

COMISSÃO EUROPEIA. Abrir a Educação: Ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos Recursos Educativos Abertos. Bruxelas: Serviço de Publicações da Comissão Europeia, 2013.

DIGITALECOSYSTEM. The Information Resource about the European approach on Digital Business Ecosystems, 2007. Disponível em: <http://www.digital-ecosystems.org/>. Acesso em 10 out. 2017.

FIGUEIREDO, A. D. Por uma escola com futuro... para além do digital. Nova Ágora, n. 5, 2016, p. 19-21.

JENKINS, H. A Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2009.

PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Unlocking the Potential of Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2015.

WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2016.

WILKINSON, D. L. The Intersection of Learning Architecture and Instructional Design in e-Learning. In: Proceedings of the 2002 eTEE e-Technologies in Engineering Education, Suíça, p. 213-220, 2002.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Moreira, J. A. (2018). RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 5–15. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.305