Inscrições para o Evento

Para fazer a sua inscrição nesse evento, informe seu e-mail no campo abaixo e clique em Próximo.

Caso você já tenha uma conta registrada, o sistema solicitará que você informe o e-mail e senha cadastrado.
Se for o seu primeiro acesso, crie uma conta e prossiga com a finalização de sua inscrição preenchendo o formulário eletrônico, informando e-mail e senha válidos e clique em Próximo, para fazer registro, adicionando informações sobre sua inscrição, eventos, e as informações sobre pagamento.

Como forma de pagamento, participantes internacionais tem a sua disposição o sistema Paypal - via cartão crédito.

Participantes brasileiros podem também pagar via boleto.

O Evento

Olá! Seja bem-vindo ao site do XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do VII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), eventos promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os eventos simultâneos serão realizados no período de 19 a 22 de outubro de 2021 e sediados pela UFRN, por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil.

Considerando a pandemia da covid-19 e das incertezas quanto ao progresso da imunização em todo o país, até a data de início do ESUD 2021/CIESUD 2021, os eventos deverão ser realizados on-line, com a presença de um número restrito de convidados e adotando todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais. Para o público de inscritos, a programação poderá ser acompanhada por transmissões pela internet. A propósito, o enfrentamento à pandemia nas áreas da Educação a Distância, do Ensino Remoto e da Aprendizagem em Saúde nortearam a escolha do tema do ESUD 2021.

“Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia” é uma temática que esteve presente nas rotinas da UFRN, do LAIS/UFRN e da SEDIS/UFRN desde a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus no estado do Rio Grande do Norte. Toda a equipe da SEDIS e os pesquisadores do LAIS não mediram esforços para apresentar à sociedade alternativas ao enfrentamento dessa grave doença, dentro de um contexto que exigiu rapidez na tomada de decisões e empenho de todos os envolvidos diante dos novos desafios.

O LAIS/UFRN protagonizou várias parcerias com órgãos públicos do Rio Grande do Norte, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN, os Ministérios Públicos Estadual e Federal no desenvolvimento de um ecossistema tecnológico com soluções digitais para dar mais transparência ao registro de casos da doença, à regulação de leitos clínicos e de UTI, ao monitoramento da aplicação das vacinas e à fiscalização dos recursos públicos.

A SEDIS/UFRN colaborou com as universidades locais e de todo o Brasil com a elaboração de cadernos em formato digital que orientaram os educadores sobre a adoção de estratégias para o emprego do Ensino Remoto Emergencial nas rotinas acadêmicas. Juntos, LAIS e SEDIS atuaram, também, na produção de uma série de cursos on-line e gratuitos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) para a qualificação de profissionais de saúde e a orientação dos cidadãos quanto aos cuidados preventivos em relação à covid-19.

E é com o espírito de compartilhar as boas práticas registradas em todo o Brasil e em outros países do mundo que o ESUD 2021 reunirá palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, alunos, coordenadores de polos de apoio presencial, tutores, profissionais da área da saúde e demais interessados no tema central, constituindo-se em um espaço privilegiado para as discussões, as reflexões, o compartilhamento de saberes, na busca de valorizar expertises adquiridas desde março de 2020 (quando a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia) até os dias atuais.