Inscrições para o Evento

Para fazer a sua inscrição neste evento, informe seu e-mail no campo abaixo e clique em Próximo.

Caso você já tenha uma conta registrada, o sistema solicitará que você informe o e-mail e senha cadastrado.
Se for o seu primeiro acesso, crie uma conta e prossiga com a finalização de sua inscrição preenchendo o formulário eletrônico, informando e-mail e senha válidos e clique em Próximo, para fazer registro, adicionando informações sobre sua inscrição, eventos, e as informações sobre pagamento.

O Evento

O presente evento norteia a realização do XXI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2024)X Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2024) e do V Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação e Tecnologias na Educação (SIGATEC 2024), que serão realizados no período de 14 a 18 de Outubro de 2024, na UFSM, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, e terá como temática INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E TRILHAS DE APRENDIZAGEM PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PELA EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA.

O objetivo do evento é proporcionar um espaço de reflexão, discussão e difusão do conhecimento, com base nos temas relacionados à construção colaborativa de conhecimento, gestão, governança e qualidade da educação a distância. O evento será realizado de forma presencial na Cidade Universitária da UFSM, com transmissão ao vivo das palestras principais por meio de multiplataformas da UFSM e da UniRede, para que, assim, possamos tornar o conhecimento difundido no evento acessível ao maior número de pessoas.

O público-alvo principal do evento são professores, pesquisadores, gestores, tutores e demais profissionais que atuam ou se interessam pela temática do evento. As submissões de trabalhos científicos serão distribuídas em sete eixos temáticos de discussão, que deverão agregar pesquisas relacionadas ao tema principal do evento e à educação a distância e às tecnologias digitais de uma forma geral

Submissão de Trabalhos

Trilha Temática I - Gestão, Governança e Políticas Públicas

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam gestão do uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, gestão em EAD (Educação Aberta e a distância), investigações sobre pesquisas com foco em gestão e governança, bem como estudos que reflitam sobre políticas públicas atuais e novas propostas, e como os resultados dessas pesquisas estão sendo aplicados em práticas de gestão e governança por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, no ensino superior.

Trilha Temática II - Qualidade e Institucionalização da EAD (Educação Aberta e a distância)

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre qualidade e institucionalização de Educação Aberta e a distância (EAD) no ensino superior, buscando refletir sobre a qualidade dos materiais digitais produzidos para os cursos ofertados por meio de EAD. Interessa ainda o debate sobre a qualidade no ensino em relação às propostas de formação docente e discente, em níveis de formação inicial e continuada, e como as instituições de ensino superior estão mobilizando o processo de institucionalização da EAD no âmbito acadêmico, por meio de seus cursos e currículos, buscando destacar propostas que buscam discutir a convergência das modalidades de ensino.

Trilha Temática III - Modelos pedagógicos, Trilhas de Aprendizagem e metodologias

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre propostas e uso de modelos pedagógicos investigados e aplicados em práticas pedagógicas de ensino superior ou de educação básica, por meio da educação aberta e a distância, propostas de materiais digitais que utilizam abordagens com foco em REA, trilhas de aprendizagem, ou, ainda, modelos e metodologias que discutam sobre acessibilidade e inclusão, que focalizem propostas didáticas de ensino com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

Trilha Temática IV - Transformação Digital, Inovação e Produção materiais didáticos em EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre Transformação digital, buscando por meio do debate abordar questões sobre transferência de conhecimento por meio de tecnologias e/ou de recursos e produtos tecnológicos, sejam estes no formato de plataformas digitais, aplicativos, aplicativos, com uso de inteligência artificial, jogos digitais e de outros produtos para promover práticas de ensino. As propostas de trabalho devem destacar os processos de design, aspectos de acessibilidade, inclusão e inovação científica por meio dos produtos apresentados para uso na Educação. Além disso, serão aceitos trabalhos que discutam o processo de design e de produção de materiais didáticos digitais, bem como pesquisas que reportem resultados de desenvolvimento e de aplicação de materiais digitais, sejam estes abertos ou de uso restrito, os quais sejam ofertados no formato de plataformas, cursos on-line, REA, aplicativos, entre outros.

Trilha Temática V - Formação docente para atuação na EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre formação de professores para atuação na Educação Aberta e a distância (EAD), buscando reportar experiências com práticas efetivas, sejam estas no ensino superior ou por meio de cursos de pós-graduação, com destaque a processos formativos, abordagens adotadas, cursos, disciplinas, materiais digitais, entre outros aspectos.

Trilha Temática VI - Assistência estudantil, Acessibilidade e Inclusão na EAD

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre como tem se dado a assistência estudantil de discentes que realizam cursos por meio de EAD, bem como pesquisas que reflitam sobre acessibilidade e inclusão nas práticas que envolvem EAD, buscando destacar possibilidades, implementações, ações, entre outros aspectos.

Trilha Temática VII - Uso e Desenvolvimento de Jogos Digitais e de práticas com gamificação na Educação

Nesta trilha serão aceitos trabalhos que discutam sobre o uso e desenvolvimento de jogos digitais, jogos de realidade alternativa (ARGs), Metaversos, jogos com realidade virtual, entre outros, desde que sejam explorados em práticas na educação, seja na educação básica ou no ensino superior, reportando experiências com relação ao design, aplicações práticas, diretrizes de uso, desenvolvimento e análise de jogos. Além disso, busca-se por trabalhos que discutam sobre práticas de ensino que incluam o uso de gamificação, seja esta proposta no design de cursos, em plataformas, em materiais digitais, ou em outras experiências.

Local do Evento