Estratégias pedagógicas e internacionalização: contribuições do ensino remoto e emergencial na UFU
Palavras-chave:
Estratégias didáticas; internacionalização pedagógica; Internacionalização a Distancia (IaD)Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa e parte do objetivo de identificar, a partir de uma perspectiva quantitativa, estratégias didáticas empregadas por docentes da área de Ciências Humanas durante o período de pandemia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Conclui-se que os saberes acumulados podem contribuir para o desenvolvimento de uma política/programa de Internacionalização a Distância (IaD), alinhadas aos objetivos e vocações da Universidade.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, D. M. V. Internacionalização Pedagógica em Contextos Digitais no Ensino Superior. In: BARROS, D. M. V. (Org.). Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior. 2023. DOI https://doi.org/10.34627/uab.ead.19
BETTMANN, R. Kollaborative Ethnographie. In.: POFERL, A.; SCHRÖER, N. (Orgs.). Handbuch Soziologische Ethnographie. Springer VS – Deutschland, 2022.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Plano e Pesquisa de Métodos Mistos-: Série Métodos de Pesquisa. Penso Editora, 2015.
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Fifth edition. Los Angeles, SAGE, 2018.
CUNHA, C. Internacionalização da Educação Superior: o papel das Cátedras Unesco In.: Brito, Renato de Oliveira. (Org.). Internacionalização da educação básica e superior: desafios, perspectivas, experiências -- Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2020.
DE WIT, H. 'Everything That Quacks is Internationalization' - Reflexões críticas sobre a evolução da internacionalização do ensino superior. Journal of Studies in International Education, v. 28, n. 1, 2024.
DE WIT, H., HUNTER, F., HOWARD, L., EGRON-POLAK, E. Internationalisation of higher education. European Parliament, Directorate-General for Internal Policies, 2015.
GACEL-ÁVILA, J. La internacionalización de la educación superior en América Latina: El caso de México. Revista de Educación de Puerto Rico (Reduca), n. 19, p. 98-120, 2004.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desa fios. 2. ed.; e-book / Jane Knight – São Leopoldo: Oikos, 2020.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, SAGE Publications, v. 8, n. 1, p. 5-32, Spring, 2004.
KNIGHT, J. Internationalization: elements and checkpoints. CBIE Research, n. 7, 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf Acesso em 28 jun 2024.
KNIGHT, J. Internacionalização: Estratégias e questões de gestão. Revista Educação Internacional, 9 (6), 21 – 22 , 1993.
KNIGHT, J.; DE WIT, H. (Orgs.). Internationalisation of higher education in Asia Pacific countries. European Association for International Education in cooperation with IMHE/OECD and IDP-Education Australia, 1997.
KNIGHT, J.; DE WIT, H. (Orgs.). Quality and internationalisation in higher education. Organization for Economic Cooperation & Development, 1999.
LATORRE, Paulina; BRANDENBURG, Uwe; DE WIT, Hans. Can We Still Stop the End of Internationalization?. International Higher Education, n. 117, p. 22-23, 2024.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MARGINSON, S. Hegemonic Ideas Are Not Always Right: On the Definition of ‘Internationalisation’ of Higher Education. Working Paper no. 96. Centre for Global Higher Education Studies, University of Oxford, 2023.
MESTENHAUSER, J. A. International education on the verge: In search of a new paradigm. International Educator, 7(2–3), 68–76., 1998.
MITTELMEIER, Jenna et al. Conceptualizing Internationalization at a Distance: A “Third Category” of University Internationalization. Journal of Studies in International Education, v. 25, n. 3, p. 266-282, 2021.
MOROSINI, M. C. Como internacionalizar a universidade: conceitos e estratégias. Guia para a internacionalização universitária, 2019.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
RAMÍREZ-MONTOYA, M.; LUGO-OCANDO, J. Revisão sistemática de métodos mistos no marco da inovação educativa. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, v. 28, n. 65, 2020.
RUM, S.; VAN DE WATER, J. The Need for a Definition of International Education in U.S. Universities. In.: Klasek, C. (Org.). Bridges to the future: Strategies for internationalizing higher education (pp. 191-203). Carbondale, IL: Association of In ternational Education Administrators, 1992.
SEBASTIÁN, J. Cooperación e Internacionalización de las Universidades. Buenos Aires- Argentina: Biblos, 2004.
SÖDERQVIST, M. et al. Internationalisation and its management at higher-education institutions: Applying conceptual, content and discourse analysis. Helsinki School of Economics, 2002.
STAKE, R. Case studies. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Orgs.). Strategies of Qualitative Inquiry. 2 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, pp. 134-164., 2003.
STALLIVIERI, L. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do COGEIME, v. 26, n. 50, pág. 15-36, 2017.
STREITWIESER, B.; OGDEN, A. International Higher Education’s Scholar-Practitioners, bridging research and practice. pp. 9–12. Symposium Books, 2016.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação (Declaração de Budapeste). Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP, São Paulo, 1998.
VAN DER WENDE, M. Missing links: the relationship between national policies for internationalization and those for higher education in general e international comparative analysis and synthesis. In: KALVEMARK, T; VAN DER WENDE, M. (Eds). National Policies for the Internationalization of Higher Education in Europe. Stockholm: National Agency for Higher Education, 1997.
WOICOLESCO, V. G.; CASSOL-SILVA, C. C.; MOROSINI, M. Internationalization at home and virtual: A sustainable model for Brazilian higher education. Journal of Studies in International Education, v. 26, n. 2, pp. 222-239, 2022.
YIN, R. Case Study Research: design and methods. 5 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Matos dos Santos, Maria Teresa Miceli Kerbauy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).