Edições anteriores

  • Capa da revista com a imagem de vários alunos estudando com o uso de computadores e tablets

    Ensino remoto emergencial: o que aprendemos com a experiência?
    v. 8 n. 1 (2021)

    Esse número apresenta uma série de experiências e reflexões sobre a adoção do ensino remoto no período da pandemia, efetivado nas instituições brasileiras ao longo de 2020, reunidos na Seção Dossiê Ensino Remoto Emergencial. Além disso, inclui artigos mais gerais, acolhidos em submissão contínua.

  • Capa da Revista EmRede, com imagem integrando várias pessoas sob o título Extensão na EaD

    Extensão na Educação a Distância
    v. 7 n. 2 (2020)

    Esta edição incluí o Dossiê Extensão na Educação a Distância e outros artigos que abordam as questões da EaD em diversos espaços e experiências.

  • Capa da Revista EmRede, v.6, n.2 2019 sobre Ensino Híbrido

    Ensino Híbrido ou Blended Learning
    v. 6 n. 2 (2019)

    A realidade cada vez mais comum na sociedade contemporânea, da convergência de ações em presencialidade física e ações com mediação tecnológica, impõe ao campo educacional a problematização teórica, a investigação dos artefatos computacionais e o desvendamento metodológico inerentes a essas práticas convergentes no campo formativo e da construção do conhecimento. Aliadas ao contexto de avanço tecnológico e incorporação da cultura da mediação à distância nas práticas sociais, as práticas híbridas no ensino estão na ordem do dia.

    Organizado pelos profs. Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Profa. Dra. Kathia Marise Borges Sales e Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aborda os seguintes temas:

    a) Marcos regulatórios da educação no Brasil: espaços e orientações para o ensino híbrido

    b) Ensino híbrido – o que impacta na institucionalidade dos sistemas educacionais?

    c) Currículo e ensino híbrido – princípios epistemológicos e desenhos pedagógicos

    d) Tecnologias digitais para o ensino Hibrido

  • Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital
    v. 6 n. 1 (2019)

    Reune trabalhos que abordam o tema proposto para o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e realizados no período de 20 a 23 de novembro de 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.
  • Capa do número 3, volume 5 da Revista EmRede

    Educação a Distância em cenários em transição
    v. 5 n. 3 (2018)

    Temos aqui um interessante conjunto de textos sobre a Educação a Distância (EaD), selecionados entre as discussões e reflexões apresentadas na 4ª edição do CIET:EnPED:2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) — um evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal de São Carlos, realizado entre os dias 26 de junho e 13 de julho de 2018.

  • Caminhos da autoria e criatividade na EaD
    v. 5 n. 1 (2018)

    Este foi o tema do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância  realizados na cidade do Rio Grande/RS, de 17 a 20 de outubro de 2017.
  • Capa do número 2 do volume 4 da Revista EmRede, apresentando o título da revista, abaixo um conjunto de prédios, unidos por linhas que os circundam.

    Polo de Apoio Presencial : que espaço é esse?
    v. 4 n. 2 (2017)

    O n.2 do v.4 da Revista de Educação a Distância EmRede: "Polo de apoio presencial: que espaço é esse?" tem como objetivo ampliar o debate acerca das práticas pedagógicas, políticas e institucionais dos polos de apoio presenciais cuja função tanto na legislação, como na estruturação das políticas educacionais para a EaD ocupa papel de destaque e se constitui num grande desafio.

    Essa edição especial aborda a percepção de diversos atores sobre um dos parceiros institucionais essenciais para a oferta de cursos a distância: os polos de apoio presencial cujos diferentes arranjos institucionais e pedagógicos revelam que o contexto da criação, implantação, implementação e desenvolvimento dos polos e do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias de comunicação e informação na educação a distância nesses espaços com participação das instituições formadoras merece e vem sendo observados por muitos pesquisadores.

  • A EaD e os processos de formação na área da saúde
    v. 4 n. 1 (2017)

    O tema central deste número da Revista – A EaD e os processos de formação na área da saúde - visa lançar luz ao debate sobre a importância de se planejar processos formativos com base nas necessidades de Saúde das pessoas e das populações, destacando a problematização do processo e da qualidade do trabalho em cada serviço de Saúde, a formação para a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e, ainda, a atualização técnico-científica como um dos aspectos da transformação das práticas e não como seu foco central.

    Este número foi organizado pelas editoras Ana Luisa Petersen Cogo e Christianne Farmer Rocha (UFRGS), Cecília Dias Flores (UFCSPA) e Henriette Santos e Lúcia Dupret (FIOCRUZ).

  • Imagem da capa da Revista EmRede v.3, n.2 com os temas do ESUD2016

    Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD
    v. 3 n. 2 (2016)

    Esse número trata dos temas que foram abordados no XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, realizados em setembro/2016 em São João del-Rei, Minas Gerais.

    Os trabalhos considerados como destaque e os palestrantes do evento foram convidados a submeter artigos bem com os pesquisadores da área de Educação a Distância.

  • Capa com o titulo Formação de professores: tecnologias e educação a distância

    Formação de Professores: tecnologias e educação a distância
    v. 3 n. 1 (2016)

    Esse número da Revista EmRede traz o dossiê Formação de Professores – tecnologias e educação a distância tendo em vista as políticas públicas para formação de professores e também os processos e especificidades desta formação. Esta temática faz-se necessária em tempos de cibercultura na qual a sociedade, marcada pelas tecnologias digitais, congrega uma série de profissionais que fazem educação a distância e devem estar preparados para empregar as mídias, tecnologias e demais especificidades desta modalidade para construção do conhecimento.
  • Capa do volume 2 número 2 da Revista de Educação a Distância - EmRede

    Cultura Digital e Inovação EmRede: produções do ESUD 2015
    v. 2 n. 2 (2015)

    Esta edição é composta por artigos elaborados pelos palestrantes convidados do ESUD 2015 e de um conjunto de artigos científicos, selecionados entre aqueles apresentados durante o congresso.
  • Capa do  número 1 do volume 2 da Revista EmRede, 2015.

    Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014
    v. 2 n. 1 (2015)

    A revista reúne artigos científicos e relatos de experiência selecionados dentre os apresentados no ESUD 2014.
  • Capa edição v. 1, n. 1

    Reflexões sobre teoria e prática em EaD
    v. 1 n. 1 (2014)

    Dossiê organizado a partir dos textos dos palestrantes e coordenadores de Workshops do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) 2014,  realizado pela Associação Universidade em Rede (UNIREDE) e  organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)