Edições anteriores

  • Capa da Revista EmRede, com imagem integrando várias pessoas sob o título Extensão na EaD

    Extensão na Educação a Distância
    v. 7 n. 2 (2020)

    Esta edição incluí o Dossiê Extensão na Educação a Distância e outros artigos que abordam as questões da EaD em diversos espaços e experiências.
  • Capa da Revista EmRede, v.6, n.2 2019 sobre Ensino Híbrido

    Ensino Híbrido ou Blended Learning
    v. 6 n. 2 (2019)

    A realidade cada vez mais comum na sociedade contemporânea, da convergência de ações em presencialidade física e ações com mediação tecnológica, impõe ao campo educacional a problematização teórica, a investigação dos artefatos computacionais e o desvendamento metodológico inerentes a essas práticas convergentes no campo formativo e da construção do conhecimento. Aliadas ao contexto de avanço tecnológico e incorporação da cultura da mediação à distância nas práticas sociais, as práticas híbridas no ensino estão na ordem do dia.Organizado pelos profs. Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Profa. Dra. Kathia Marise Borges Sales e Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aborda os seguintes temas:a) Marcos regulatórios da educação no Brasil: espaços e orientações para o ensino híbridob) Ensino híbrido – o que impacta na institucionalidade dos sistemas educacionais?c) Currículo e ensino híbrido – princípios epistemológicos e desenhos pedagógicosd) Tecnologias digitais para o ensino Hibrido
  • Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital
    v. 6 n. 1 (2019)

    Reune trabalhos que abordam o tema proposto para o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e realizados no período de 20 a 23 de novembro de 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.
  • Capa do número 3, volume 5 da Revista EmRede

    Educação a Distância em cenários em transição
    v. 5 n. 3 (2018)

    Temos aqui um interessante conjunto de textos sobre a Educação a Distância (EaD), selecionados entre as discussões e reflexões apresentadas na 4ª edição do CIET:EnPED:2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) — um evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal de São Carlos, realizado entre os dias 26 de junho e 13 de julho de 2018.
  • Caminhos da autoria e criatividade na EaD
    v. 5 n. 1 (2018)

    Este foi o tema do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância  realizados na cidade do Rio Grande/RS, de 17 a 20 de outubro de 2017.
  • Capa do número 2 do volume 4 da Revista EmRede, apresentando o título da revista, abaixo um conjunto de prédios, unidos por linhas que os circundam.

    Polo de Apoio Presencial : que espaço é esse?
    v. 4 n. 2 (2017)

    O n.2 do v.4 da Revista de Educação a Distância EmRede: "Polo de apoio presencial: que espaço é esse?" tem como objetivo ampliar o debate acerca das práticas pedagógicas, políticas e institucionais dos polos de apoio presenciais cuja função tanto na legislação, como na estruturação das políticas educacionais para a EaD ocupa papel de destaque e se constitui num grande desafio.Essa edição especial aborda a percepção de diversos atores sobre um dos parceiros institucionais essenciais para a oferta de cursos a distância: os polos de apoio presencial cujos diferentes arranjos institucionais e pedagógicos revelam que o contexto da criação, implantação, implementação e desenvolvimento dos polos e do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias de comunicação e informação na educação a distância nesses espaços com participação das instituições formadoras merece e vem sendo observados por muitos pesquisadores.
  • A EaD e os processos de formação na área da saúde
    v. 4 n. 1 (2017)

    O tema central deste número da Revista – A EaD e os processos de formação na área da saúde - visa lançar luz ao debate sobre a importância de se planejar processos formativos com base nas necessidades de Saúde das pessoas e das populações, destacando a problematização do processo e da qualidade do trabalho em cada serviço de Saúde, a formação para a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e, ainda, a atualização técnico-científica como um dos aspectos da transformação das práticas e não como seu foco central.Este número foi organizado pelas editoras Ana Luisa Petersen Cogo e Christianne Farmer Rocha (UFRGS), Cecília Dias Flores (UFCSPA) e Henriette Santos e Lúcia Dupret (FIOCRUZ).
  • Imagem da capa da Revista EmRede v.3, n.2 com os temas do ESUD2016

    Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD
    v. 3 n. 2 (2016)

    Esse número trata dos temas que foram abordados no XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, realizados em setembro/2016 em São João del-Rei, Minas Gerais.Os trabalhos considerados como destaque e os palestrantes do evento foram convidados a submeter artigos bem com os pesquisadores da área de Educação a Distância.
  • Capa com o titulo Formação de professores: tecnologias e educação a distância

    Formação de Professores: tecnologias e educação a distância
    v. 3 n. 1 (2016)

    Esse número da Revista EmRede traz o dossiê Formação de Professores – tecnologias e educação a distância tendo em vista as políticas públicas para formação de professores e também os processos e especificidades desta formação. Esta temática faz-se necessária em tempos de cibercultura na qual a sociedade, marcada pelas tecnologias digitais, congrega uma série de profissionais que fazem educação a distância e devem estar preparados para empregar as mídias, tecnologias e demais especificidades desta modalidade para construção do conhecimento.
  • Capa do volume 2 número 2 da Revista de Educação a Distância - EmRede

    Cultura Digital e Inovação EmRede: produções do ESUD 2015
    v. 2 n. 2 (2015)

    Esta edição é composta por artigos elaborados pelos palestrantes convidados do ESUD 2015 e de um conjunto de artigos científicos, selecionados entre aqueles apresentados durante o congresso.
  • Capa do  número 1 do volume 2 da Revista EmRede, 2015.

    Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014
    v. 2 n. 1 (2015)

    A revista reúne artigos científicos e relatos de experiência selecionados dentre os apresentados no ESUD 2014.
  • Capa edição v. 1, n. 1

    Reflexões sobre teoria e prática em EaD
    v. 1 n. 1 (2014)

    Dossiê organizado a partir dos textos dos palestrantes e coordenadores de Workshops do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) 2014,  realizado pela Associação Universidade em Rede (UNIREDE) e  organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)