Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Respeitar o formato padrão proposto para a revista, Artigos que não seguirem o modelo não serão encaminhados para a avaliação ad hoc.
- O artigo não deve ter sido publicado anteriormente em outra revista nem estar submetido para avaliação em outra revista.
- Todos os autores devem ser informados na submissão. Não será permitida a inclusão de autores durante ou após o processo de avaliação.
- Não informar os nomes dos autores, filiação ou indicação da sua instituição no manuscrito enviado para garantir o sigilo na avaliação entre pares.
- As submissões que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas serão devolvidas aos autores.
Artigos
Seção dedicada aos artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. O artigo deve apresentar uma sólida definição de seu objeto de estudos e uma clareza no delineamento de seu referencial teórico. Entende-se que uma revisão consistente da literatura envolve, não somente a citação dos grandes teóricos das grandes linhas do pensamento educacional, mas a citação de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em revistas nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.
Relatos
Poderão aqui ser publicados os relatos de pesquisa em andamento ou de experiência didático-pedagógicas realizadas em ações a distância, fundamentados teoricamente por autores atualizados na área.
Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida e clareza no delineamento metodológico.
Ensaios
Espaço para registro e divulgação de ensaios e reflexões sobre a educação a distância e a inserção das tecnologias no ensino.
Espaço Aberto
Registro de comentários e relação de pareceristas ad hoc e colaboradores da revista.
Dossiê Extensão na Educação a Distância
Esse dossiê temático tem por objetivo divulgar as experiências de extensão universitária brasileiras que acontecem na modalidade a distância. Por meio da extensão universitária é possível desenvolver ações de forma indissociável, compartilhando e produzindo conhecimento junto à sociedade, e neste sentido, esse dossiê temático visa a divulgação das práticas extensionistas que já acontecem em nossas universidades.
São admissíveis Relatos com um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. Os trabalhos podem ser resultado de ações de extensão universitárias, inéditos, que são desenvolvidas obrigatoriamente na modalidade a distância. Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida e clareza no delineamento metodológico.
SUBMISSÕES ENCERRADAS em 30/03/2020.
Dossiê Ensino Remoto Emergencial
Número especial, contendo pesquisas e relatos de experiência relativos à adoção do ensino remoto especial e a inserção das tecnologias no ensino.
Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia
O objetivo central da publicação deverá ser a difusão qualificada e teoricamente substanciada da Educação a Distância (EaD), com foco nos Processos de Formação, contando com textos de especialistas das universidades do Brasil e do mundo que pesquisam, lecionam, fazem gestão e produzem conhecimento nessas temáticas. Como consequência, essa produção deverá reforçar o conteúdo editorial da revista, torná-la mais conhecida e potencializar o seu processo de indexação junto à CAPES e de consolidação como base de consulta e de interesse de publicação científica nas diversas temáticas da EaD, especialmente no âmbito das instituições públicas de ensino superior.
Dossiê: Práticas de Ciberdocência e atos de currículos emergentes
Conhecer e refletir sobre diferentes práticas de formação docente implementadas no Brasil e no mundo por sistemas, instituições ou autonomamente pelos próprios docentes, de forma individual ou colaborativa, constituindo um panorama de como se caracterizaram os processos de autoformação e formação colaborativa em rede vivenciados pelos docentes diante da emergência do ensino remoto, quais os princípios fundantes das práticas pedagógicas implementadas e quais as competências desenvolvidas por esses sujeitos para a docência online.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.