Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Respeitar o formato padrão proposto para a revista, Artigos que não seguirem o modelo não serão encaminhados para a avaliação ad hoc.
  • O artigo não deve ter sido publicado anteriormente em outra revista nem estar submetido para avaliação em outra revista.
  • Todos os autores devem ser informados na submissão. Não será permitida a inclusão de autores durante ou após o processo de avaliação.
  • Não informar os nomes dos autores, filiação ou indicação da sua instituição no manuscrito enviado para garantir o sigilo na avaliação entre pares.
  • As submissões que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Procedimentos para o envio dos manuscritos

  • Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente:
    • autorizando o processo editorial do manuscrito;
    • garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos;
    • estabelecendo que os direitos autorais do manuscrito são do autor, mas este terá distribuição aberta e gratuita (licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0);
    • admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação;
    • Seguindo as orientações gerais sobre: título, e subtítulo (se houver) em português e inglês; resumo na língua do texto e em inglês, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
  • Ao submeter o manuscrito, todos os autores devem ser cadastrados no portal da Revista EmRede, preenchendo nome, endereço, e-mail, instituição, ORCID e breve biografia. Submissões com dados incompletos dos autores serão informadas e só encaminhadas para avaliação após o atendimento a essa orientação.
  • Não será aceita inclusão posterior de outros autores além dos informados na submissão.
  • Os manuscritos deverão ser digitados no modelo de artigo (use os estilos já configurados) - [formato .doc] [formato .odt] , tendo, no máximo, 20 laudas (espera-se de 10 a 15 como ideal);
  • os manuscritos devem ser submetidos no formato .doc, .docx ou .odt, permitindo edição.
  • A apresentação dos originais deverá seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/2018– Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação.
  • Número máximo de autores permitido por artigo: 5 autores.

Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo. Não se incluem referências no resumo.

  • Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas  não devem exceder os limites do texto.
  • Recomenda-se a escolha de imagens (figuras, fotos, etc.) com resolução de, pelo menos, 300 dpi, para garantir sua qualidade em caso de impressão.
  • O modelo solicita a inclusão do título em inglês e respectivo abstract. Por favor, leia as orientações ali contidas antes de editar seu texto.

ATENÇÃO: substitua os nomes dos autores eeventual identificação de sua instituição por XXX para manter o sigilo na avaliação durante a primeira submissão! Após a avaliação, os artigos aprovados para publicação poderão ser reformulados com a inclusão da identificação dos autores.

Artigos

Seção dedicada aos artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. O artigo deve apresentar uma sólida definição de seu objeto de estudos e uma clareza no delineamento de seu referencial teórico. Entende-se que uma revisão consistente da literatura envolve, não somente a citação dos grandes teóricos das grandes linhas do pensamento educacional, mas a citação de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em revistas nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.

Relatos

Poderão aqui ser publicados os relatos de pesquisa em andamento ou de experiência didático-pedagógicas realizadas em ações a distância, fundamentados teoricamente por autores atualizados na área.  

Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida e clareza no delineamento metodológico.

Espaço Aberto

Registro de comentários e relação de pareceristas ad hoc e colaboradores da revista.

Dossiê Extensão na Educação a Distância

Esse dossiê temático tem por objetivo divulgar as experiências de extensão universitária brasileiras que acontecem na modalidade a distância. Por meio da extensão universitária é possível desenvolver ações de forma indissociável, compartilhando e produzindo conhecimento junto à sociedade, e neste sentido, esse dossiê temático visa a divulgação das práticas extensionistas que já acontecem em nossas universidades.

São admissíveis Relatos com um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. Os trabalhos podem ser resultado de ações de extensão universitárias, inéditos, que são desenvolvidas obrigatoriamente na modalidade a distância. Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida e clareza no delineamento metodológico.

SUBMISSÕES ENCERRADAS em 30/03/2020.

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