ANÁLISE DOS FATORES CRÍTICOS DE GESTÃO DO SISTEMA UAB

TATIANE MICHELON, Luiz Alberto Rocha de Lira, Fernando Barcellos Razuck

Resumo


Neste trabalho pretendeu-se identificar os fatores críticos que têm interferido na consecução das finalidades formativas e de aperfeiçoamento de pessoal, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância. A metodologia empregada foi a pesquisa descritiva de caráter qualitativo a partir da análise de relatórios pedagógicos coletados junto às coordenações de cursos ofertados no âmbito da UAB. Considerou-se, como critério para coleta e posterior identificação dos fatores críticos, os casos de formação em bacharelados, tecnólogos, licenciaturas e especializações com menos de 50% de aproveitamento dos alunos matriculados nas ofertas desses cursos que tiveram previsão de encerramento até 31/12/2014.  Os resultados sintetizam as razões, no entender das coordenações de cursos, para o baixo número de alunos formados nos cursos abrangidos pelo sistema. Propõe-se ao final um sistema de monitoramento da eficiência do sistema.


Palavras-chave


Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Fatores Críticos; Formação de Professores; Educação Superior

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