EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CAPACITAÇÃO EM AÇÕES DE CONTROLE DA HANSENÍASE

Autores

  • Fernanda Storck Leroy CEFET/UFMG
  • Angélica da Conceição Oliveira Coelho UFJF
  • Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma IFNMG
  • Fernanda Beatriz Ferreira Gomes UFMG
  • Fernanda Moura Lanza UFSJ
  • Gabriela de Cássia Ribeiro UFVJM/UFMG
  • Isabela de Caux Bueno UFMG
  • Karine Chaves Pereira UFV
  • Maria Aparecida de Faria Grossi SESMG
  • Maria do Carmo Rodrigues de Miranda SESMG
  • Nayara Figueiredo Vieira UFMG
  • Rayssa Nogueira Rodrigues UFMG
  • Francisco Carlos Félix Lana UFMG

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.176

Palavras-chave:

Hanseníase, Educação Continuada, Educação Profissional em Saúde Pública, Educação a distância,

Resumo

O objetivo do estudo foi relatar a construção e disponibilização do módulo a distância do “Curso de Capacitação em Ações de Eliminação da Hanseníase em Minas Gerais". O curso foi elaborado pelos integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Hanseníase da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, em modalidade presencial e a distância. Foram oferecidas, de agosto de 2015 a dezembro de 2016, 32 turmas em 28 Regionais de Saúde. A utilização de estratégias de ensino apoiadas em tecnologia virtual logo após o treinamento presencial permitiu aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a doença e acompanhar o desempenho das equipes nas ações de eliminação da hanseníase.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Onília Cristina de Souza de; ABBAD, Gardênia; MENESES, Pedro Paulo Murce; ZERBINI, Thaís. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 1, 2013.

ALVES, C.R.P. et al. Teaching of leprosy: current challenges. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro: v. 89, n. 3, p. 454-459, 2014.

ALVES, Cynthia Rossetti Portela et al. Evaluation of Teaching on Leprosy by Students at a Brazilian Public Medical School. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p. 393-400, 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300393&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 de março de 2017.

ALVES, Rosália Rodrigues; CASTRO, Cleber Carvalho; SOUTO, Cleverton Luis Souto. Processo de institucionalização do curso de administração pública a distância em uma Universidade Federal. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 1, 2014.

BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, 2014.

BRASIL. DATASUS. Indicadores e Dados básicos (IDB). Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?idb2010/d09.def. Acesso em: 24 de março de 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria nº 594, de 29 de outubro de 2010.Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 2 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública: manual técnico-operacional. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016a. 58 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Saúde Brasil 2009: uma análise da situação de saúde e da agenda nacional e internacional de prioridades em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

DUARTE, Sarah Karine da Silva. O Uso do fórum na EaD: contribuições pedagógicas. Artigo. EdiPUCRS – Editora Universitária da PUCRS: 2010.

FERREIRA, Vanessa da Silva; ELIA, Marcos da Fonseca. Uma modelagem conceitual para apoiar a identificação das causas da evasão escolar em EAD. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2., 2013. Anais eletrônicos. Disponível em: file:///C:/Users/IFCMG/Downloads/2627-4442-1-SM.pdf Acesso em: 16 mai. 2017.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FUZIKAWA, P.L.; ACÚRCIO, F. A.; VELEMA, J. P.; CHERCHIGLIA, M. L. Factors which influenced the decentralization of leprosy control activities in the municipality of Betim, Minas Gerais State, Brazil. Leprosy Review (2010) 81, 196–205.

GROSSI, M. A. F. Vigilância da hanseníase no Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, p. 781-781, 2008. Número especial.

LAGUARDIA, Josué; PORTELA, Margareth. Evasão na Educação a Distância. Educação Temática Digital, v. 11, n. 1, 2009.

LANA, Francisco Carlos Félix; LANZA, Fernanda Moura; CARVALHO, A. P. M.; TAVARES, A.P.N.. O estigma em hanseníase e sua relação com as ações de controle. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 4, p. 556, 2014.

LANZA, F. M.; LANA, F. C. F. Decentralization of leprosy controlactions in the micro region of Almenara, State of Minas Gerais. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 1, p. 187-194, 2011.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MONTEIRO, L.D.; MARTINS-MELO, F.R.; BRITO, A.L.; ALENCAR, C.H; HEUKELBACH, J. Physical disabilities at diagnosis of leprosy in a hyperendemic area of Brazil: trends and associated factors. Leprosy Review, v. 86, p.240-250, ago. 2015

ROSTAS, M. H. S. G.; ROSTAS, G. R. O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. In. SOTO, U., MAYRINK, M. F., GREGOLIN, I. V., orgs. Linguagem, educação e virtualidade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

SILVA, Adriane das Neves; SANTOS, Ana Maria Gualberto dos; CORTEZ, Elaine Antunes and CORDEIRO, Benedito Carlos. Limites e possibilidades do ensino a distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciênc. Saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.4. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000401099&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 de março de 2017.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Organizadores Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Bárbara Gorziza Ávila, Edson Felix dos Santos e Marta RoseclerBez, Valeria Costa. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Weekly epidemiological record, v. 27, n. 35, p. 309-320, aug. 2010.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global leprosy strategy 2016-2020: accelerating towards a leprosy-free world. 2016a.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Weekly epidemiological record, n. 35, p. 405-420, Sep. 2016b.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

Leroy, F. S., Coelho, A. da C. O., Niitsuma, E. N. A., Gomes, F. B. F., Lanza, F. M., Ribeiro, G. de C., Bueno, I. de C., Pereira, K. C., Grossi, M. A. de F., de Miranda, M. do C. R., Vieira, N. F., Rodrigues, R. N., & Lana, F. C. F. (2017). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CAPACITAÇÃO EM AÇÕES DE CONTROLE DA HANSENÍASE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(1), 235–250. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.176