COMPORTAMENTO SOCIAL VIRTUAL EM CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA SOBRE DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES NA PERSPECTIVA DA SAÚDE COLETIVA E DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.183

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Educação à Distância. Saúde Coletiva. Transformação Social. Comportamento Social Virtual.

Resumo

Esse trabalho apresenta a avaliação qualitativa de três Cursos de extensão à distância da UDESC/CEAD, Rede Feminista de Saúde e  Casa da Mulher Catarina, todas com sede em Florianópolis (SC). A fim de verificar o cumprimento dos objetivos dos cursos, em uma proposição inteiramente a distância, foi analisado em cada um dos cursos o comportamento social virtual dos sujeitos participantes em comparação com a produtividade e a interatividade. Assim, estudou-se, na perspectiva da saúde coletiva e da transformação social, a relação entre a equipe executora - corpo docente, tutoras e bolsistas de extensão – e os participantes dos cursos – profissionais, pesquisadores e acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marzely Gorges FARIAS, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Departamento de pedagogia a distância

Área: Metodologia da pesquisa, Metodologia da extensão, estágio curricular, direitos humanos das mulheres. Políticas Públicas e direitos humanos.

Zelindro Ismael Faris, ACE – Associação Catarinense de Ensino – FGG (Faculdade Guilherme Guimbala

Natural de Florianópolis/SC, Nascido em 09 de Abril de 1965, esta Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2012), pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental FAED/UDESC; Curso de Pós-graduação em Gestão da Segurança Pública - Academia de Policia Militar convênio com a Universidade do Sul - UNISUL (2009); Pós-graduado em Ciências Jurídicas e da Magistratura (2008) Universidade do Contestado - UNC em convênio com a Escola da Magistratura Catarinense (ESMESC); Curso de Formação em Consultoria (2005), pelo Instituto de Estudos Avançados - Fpolis/SC; Bacharel em Direito (2002/1), pela Universidade do Vale do Itajaí/SC; Curso de especialização em Técnico de Emergência Médica (1995), pela Universidade Federal do estado de Santa Catarina em Convênio Corpo de Bombeiros; Pós-graduado em Direito Tributário (1994), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Convênio UFSC e, Bacharel em Segurança Pública (1992), pela Academia de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. Foi administrador Prisional no ano de 2002 (Presídio Regional de Joinville/SC), acumulou a função de Corregedor e assessor Jurídico à função de Chefe da Agência de Inteligência do 8º Batalhão de Polícia Militar, exerceu a função de Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar em São Bento do Sul/SC, foi Chefe da Seção de Operações Ensino e instrução do 8° Batalhão de Polícia Militar em Joinville/SC, e do 7º Batalhão de Polícia Militar em São José/SC. Foi Chefe da Seção de Inteligência da Agência Central de Inteligência da Policia Militar do Estado de Santa Catarina, exerceu a função de Corregedor e é Chefe do Departamento de Execuções Penais da PMSC, Foi subchefe da Agencia Central de Inteligência - ACI/PMSC, e acumulou a Chefia da ACI. Atualmente, é Coordenador Estadual de Segurança do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas - PROVITA-SC. Professor Universitário de Graduação e pós-graduação, onde leciona as disciplinas de direito administrativo, urbanístico, penal, trabalhista, ambiental, tomada de decisão, ética profissional, Segurança e Violência, e orientação de Conclusão Pesquisa. Possui larga experiência no combate ao crime organizado, bem como em casos diversos de gerenciamento de crises e sequestro, em seus 32 (Trinta e dois) anos de carreira Policial Militar.

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora de Licenciatura em Ciências Biológicas da UDESC, Doutora em Engenharia Química (UFSC), Mestre em Engenharia Química (UFSC), Graduada em Farmácia e Bioquímica (UFSM).

Fábio Manoel Caliari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade da Região de Joinville (2002). Pós-Graduação Lato Sensu em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004). Mestrado em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.(2007). Atualmente é Professor efetivo do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Núcleo Extensionista Rondon da UDESC. Membro do grupo de pesquisa "Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade". Atualmente aluno do curso de Doutoramento da Universidade do Minho na área Tecnologia Educativa.

Referências

BRASIL. Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil. Publicação: IPEA. 2015. 5 p.

_________Plano nacional de políticas para as mulheres 2013-2015. Brasília, 2013. Disponível em < http://www.spm.gov.br/assuntos/pnpm/publicacoes/pnpm-2013-2015-em-22ago13.pdf >. Acesso em: 20 mar 2017.

¬¬_________. Observatório Brasileiro de Gênero. Disponível em: < http://www.observatoriodegenero.gov.br/ > . Acesso em: 17 mar 2017.

_______. Lei Maria da Penha. LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.

COELHO, C. C. Feminismo: Conceitos e Contemporaneidade. In.: I Webinar (Seminário Online) “Feminismo, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”. 2016

DESLAURIERS, J.; KÉRISIT, M. O Delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPAT, J. et al (Org.). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Vozes: Petrópolis (RJ), 2008. P.127-153.

FARIAS, M. G.; SANTOS, V. M. M.; CALIARI, F. M.; MONTE BLANCO, S. F. M. Educação em Direitos Humanos e das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade. Programa de extensão Edital UDESC PAEX 07/2015.

FARIAS, M. G.; FARIAS, Z. I.; SANTOS, V. M. M.; CALIARI, F. M.; MONTE BLANCO, S. F. M. Direitos Humanos e de Proteção às Mulheres: Uma análise do direito comparado Luso-brasileiro e do Conesul. Projeto de Pesquisa UDESC. 2016.

FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão?. tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mundo, Hoje, v. 24)

LANNES, L..L.C.; LANNES, W. Ampliando o conceito do “Estar Junto Virtual” no enfrentamento dos desafios do PIBID em um Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância. Revista de Educação a Distância EmRede, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p.257-271, 2016.

Organização dos Estados Americanos - OEA. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher. Disponível em: < http://www.oas.org/juridico/portuguese/treaties/A-61.htm > Acesso em 30 mai 2016.

ONU BRASIL. < https://nacoesunidas.org/>. Acesso em: 10 mar. 2017.

ONU MULHERES. Declaração e Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre Mulheres. Pequim. 1995. 112p.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher - CEDAW. 1979. Disponível em: < http://www.un.org/womenwatch/daw/cedaw/ >. Acesso em: 10 mai. 2016.

____________. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. 41p.

SAMPAIO, A. A S; ANDERY, M. A. P. A. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.26, n.11, 2010, p. 183-192.

SCHERER, S.; FERNANDES, F.F. “Estar Junto Virtual Ampliado” e o Uso de Tecnologias Digitais em Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática Na Modalidade de Educação a Distância. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez, p. 145-164, 2014.

STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.

USP. Agência de Notícias da Universidade - AUN. Boletim Ano: 38 - Edição Nº: 17 - Saúde - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, 2005

VARGAS. R. B. Gestão feminista das organizações. III Webinar (Seminário Online) do curso “Feminismo e Gestão”. 2015.

VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232 f. Tese (Livre¬-Docência) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

FARIAS, M. G., Faris, Z. I., Mazzini Monte Blanco, S. F., & Caliari, F. M. (2017). COMPORTAMENTO SOCIAL VIRTUAL EM CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA SOBRE DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES NA PERSPECTIVA DA SAÚDE COLETIVA E DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(1), 203–219. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.183