A UBIQUIDADE DAS TDIC NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO E AS DEMANDAS DE NOVOS LETRAMENTOS E COMPETÊNCIAS NA EAD

CLESIA MARIA HORA SANTANA, Anamelea de Campos Pinto, Cleide Jane de Sá Araújo Costa

Resumo


Este estudo apresenta uma análise crítica que teve como gênese os seguintes questionamentos: quais os letramentos e competências necessárias na prática docente em um contexto mediado pelas TDIC e que estratégias podem ser desenvolvidas na EAD visando o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem?  A partir de uma revisão da literatura na área, buscou-se verificar as possibilidades de interação, discussão e utilização proporcionadas pelas interfaces oriundas do advento da web 2.0. Constatou-se que, no cenário da EAD, desenvolver o letramento tecnológico, informacional e cognitivo, entre outros, é, antes de tudo, promover uma formação para a cidadania e revela-se essencial para o crescimento pessoal e profissional.

Palavras-chave


Letramento digital; Competências; EAD; Tecnologia.

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