A UBIQUIDADE DAS TDIC NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO E AS DEMANDAS DE NOVOS LETRAMENTOS E COMPETÊNCIAS NA EAD

Autores

  • CLESIA MARIA HORA SANTANA Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Anamelea de Campos Pinto Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.31

Palavras-chave:

Letramento digital, Competências, EAD, Tecnologia.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise crítica que teve como gênese os seguintes questionamentos: quais os letramentos e competências necessárias na prática docente em um contexto mediado pelas TDIC e que estratégias podem ser desenvolvidas na EAD visando o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem?  A partir de uma revisão da literatura na área, buscou-se verificar as possibilidades de interação, discussão e utilização proporcionadas pelas interfaces oriundas do advento da web 2.0. Constatou-se que, no cenário da EAD, desenvolver o letramento tecnológico, informacional e cognitivo, entre outros, é, antes de tudo, promover uma formação para a cidadania e revela-se essencial para o crescimento pessoal e profissional.

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Biografia do Autor

CLESIA MARIA HORA SANTANA, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).

Anamelea de Campos Pinto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas (CEDU/PPGE/UFAL)

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas (CEDU/PPGE/UFAL)

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Publicado

2015-10-09

Como Citar

SANTANA, C. M. H., Pinto, A. de C., & Costa, C. J. de S. A. (2015). A UBIQUIDADE DAS TDIC NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO E AS DEMANDAS DE NOVOS LETRAMENTOS E COMPETÊNCIAS NA EAD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 100–115. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.31