EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA A AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: O CASO DO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Andréia Queila Santos Gomury Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.361

Palavras-chave:

Design Instrucional. Aluno. Autonomia. Criatividade

Resumo

O estudo tem por objetivo tratar sobre o desenvolvimento de curso de Educação a Distância (EAD) com foco no aluno. Descrever as contribuições dos docentes, principalmente do design instrucional, para o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos o conceito de (poli)docência. Neste conceito, a categoria docente ultrapassa o fazer pedagógico para além da professoral e se dá em um ambiente hierarquizado, onde há um único objetivo: a autonomia do aluno e seu aprendizado. O estudo torna-se relevante como fonte de pesquisas futuras e para o aprimoramento e elaboração de novas práticas metodológicas com foco mais direcionado ao aluno, principalmente a partir da criatividade dos docentes na utilização das ferramentas didático-pedagógicas oferecidas.

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Publicado

2018-11-05

Como Citar

Gomury, A. Q. S. (2018). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA A AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: O CASO DO DESIGN INSTRUCIONAL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 472–483. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.361