FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EDUCAR-SE EM COLABORAÇÃO

Autores

  • Andressa de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Luana Zanotto Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.374

Palavras-chave:

Educação a Distância, Colaboração, Formação de Professores, Processos Educativos,

Resumo

Este estudo foi realizado na disciplina “Organização do Trabalho Docente na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância. Foi elaborada uma problemática: Que processos educativos decorrem das interações via fórum virtual de discussão no Moodle? Delineou-se como objetivo identificar e refletir sobre processos educativos construídos na participação em um dos fóruns de discussão da disciplina. De abordagem qualitativa, a pesquisa debruçou-se no conteúdo de um fórum de discussão para conhecimento e reflexão de possíveis processos educativos produzidos. Os resultados revelaram que os estudantes se educaram na dialogicidade, tecendo narrativas sustentadas nas literaturas estudadas e nas experiências, anteriores, relacionadas à Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Educação pela mesma instituição. Pedagoga. Dedica-se as temáticas: Educação Infantil e Formação de Prrofessores.

Referências

ALMEIDA, M. I. B. de. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 5-6, nov. 2010. p. 67-78.

ARAUJO, R. M. B. de. A formação de professores para a educação infantil: novos olhares. Revista de Educação Cogeime, ano 12, n. 27, p. 55-65, Dezembro, 2005.

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Tradução: Cristina Maria de Oliveira. – Porto Alegre: Artmed, 1999.

BICALHO, R. N. M.; OLIVEIRA, M. C. S. L. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface - Comunic., Saude, Educ., v. 16, n. 41, p.469-83, abr./jun. 2012.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista (Trad.) Porto: Porto, 2010. 336 p.

DENNEN, V. P. From message posting to learning dialogues: factores affecting learner participation in asynchronous discussion. Distance Educ., v. 26, n. 1, p.127-148, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FORMIGA, M. Educação Superior e Educação a Distância. In: MORHY, Lauro (Org.). Universidade em questão. Brasília: Ed. da UnB, 2003.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2009.

KISHIMOTO, T. M. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In: MACHADO, M. L. de A. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 107-115.

KISHIMOTO, T. M. Política de formação profissional para a educação infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação e Sociedade, ano XX, No. 68, p. 61-75, Dezembro. 1999.

KRAMER, S. Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropolis, RJ: Vozes, 1994, p. 9-29.

OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; MONTRONE, A. V. G.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (Orgs). Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

PALLOF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRETI, O. O estado da arte sobre "tutoria": modelos e teorias em construção. Pcientífica, Cuiabá: UFMT, v. 1, 2003.

SCHLEMMER, E. Formação de professores na modalidade on-line: experiências e reflexões sobre a criação de espaços de convivência digitais virtuais. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 5-6, nov. 2010. p. 99-122.

SOMMER, L. H. Formação inicial de professores a distância: questões para debate. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 5-6, nov. 2010. p. 17-30.

ZANOTTO, L. SOMMERHALDER, A. NICOLIELO, M. E. MARTINS, A. O. Interações virtuais entre tutores e estudantes no moodle: processos educativos em contexto de estágio na Educação Infantil. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n 1., p. 218-237, Jan./ Abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Martins, A. de O., Zanotto, L., & Sommerhalder, A. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EDUCAR-SE EM COLABORAÇÃO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 532–543. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.374