RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Bruna Cury De Barros
  • Carolina Marini
  • Eliane Isabel Fabri
  • Mariângela Machado De Castro
  • Aline Maria De Medeiros Rodrigues Reali

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.383

Palavras-chave:

Professores experientes, mentoria, aprendizagem híbrida.

Resumo

Busca-se identificar e analisar a responsividade de professores experientes quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em um ambiente de aprendizagem híbrido de formação de mentores. Analisaram-se narrativas de 14 professoras, registradas em seus diários e em uma atividade de avaliação realizada em um dos módulos do processo de preparação de mentores. Observou-se que a responsividade das docentes ao lidar com as TDIC está relacionada às dificuldades, aprendizagens, experiências prévias, sentimentos e apoios recebidos. A aprendizagem da mentoria ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de habilidades para o manuseio de TDIC devido ao programa de mentoria funcionar, em sua maior parte, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARDOSO, L. C. Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência em um espaço híbrido de formação: o terceiro espaço. Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 259 p., 2016.

CASTTELS, M. A galáxia internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativa pedagógica na pesquisa e no ensino. Revista Faculdade de Educação. v. 23, n. 1-2, São Paulo, jan./dez., 1997.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. de C. e ARAUJO, J. de L.(orgs.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HARGREAVES, A. Os professores em tempo de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade Pós-Moderna. Portugal: MacGraw-Hill, 1998.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, p. 31-61, 1995.

KENSKI, V. M. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. Anais do Congresso Associação Brasileira de Educação a Distância. Brasília, 2005, p.71-80.

___________. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MARCELO, C.; VAILLANT, D. Desarrollo profesional docente: Cómo se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2009.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: Contribuições teóricas. In: MIZUKAMI. M. G. N. (Org.). Escola e aprendizagem da docência: Processos de investigação e formação, p. 47-114, EDUFSCAR, 2002.

REALI, A. M. M. R., TANCREDI, R. M. S. P. & MIZUKAMI, M. G. N. Programa de mentoria on-line: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa. São Paulo. 34 (1), pp. 77-95. jan./abr, 2008.

SILVA, P. C., SHITSUKA, R., PASCHOAL, P. A. G. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, v. 14, 2015.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: WILSON, S. M. (Ed.). The wisdom of practice: essays on teaching, learning and learning to teach. 1. ed. United States of America: Jossey-Bass, 2004, p.189-215.

SOUZA, A P. G; CARNEIRO, R., F. PEREZ, S. M.; OLIVEIRA, E. R.; REALI, A. M. M. R.; OLIVEIRA, R. M. M. A. A escrita de diários na formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 01, p.181-210, mar. 2012.

VAUGHAN, N. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, v. 13, n. 1–2, p. 60-65, 2010.

VAUGHAN, N. D.; GARRISON, D. R.; CLEVELAND-INNES, M. Teaching in Blended Learning Environments: Creating and Sustaining Communities of Inquiry. Canadá: AU Press, Athabasca University, 2013.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, A. Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: [s.n.], p.39-68, 1988.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Souza, A. P. G. de, Barros, B. C. D., Marini, C., Fabri, E. I., Castro, M. M. D., & Reali, A. M. D. M. R. (2018). RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 375–386. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.383