IMAGINÁRIOS DA DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Angelita Hentges, Maria Laura Brenner de Moraes

Resumo


Neste texto, toma-se como pressuposto que a formação de um docente, independentemente da modalidade, carrega as mesmas angústias que, historicamente, afligem a profissão. Do questionamento sobre os imaginários da docência emergentes no ambiente virtual de aprendizagem, reflete-se sobre o constituir-se professor(a) pela internet, e assim buscam-se as potencialidades e os perigos que rondam essa formação, mediatizada pela internet. Rastreiam-se conceitos como Imaginário educacional (ARAÚJO, 2010), Tecnologias do Imaginário (SILVA, 2006) e formação de professores (GUSDORF, 1967). Por fim, reconhece-se, em parte, a racionalização tecnicista dos processos, que podem conduzir a constituição de imagens da docência voltadas à formação de um técnico.


Palavras-chave


formação; imaginário;tecnologia; virtual;docência;

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, A. F. R. de A. Quando o imaginário se diz educacional. Revista brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, set./dez., 2010.

BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2003.

DOSSIÊ - Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/indexE.jsf/. Acesso em: 20 fev. 2019.

DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DURAND, G. O Imaginário. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.

DURAND, G. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.

GUSDORF, G. Professores para quê? Lisboa: Morais Editora, 1967.

HENTGES, A. Imaginários fermentadores de educação nas rodas de capoeira Angola do ACCARA: Elementos de uma educação circular. 2016. 144 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

MARQUES, M. O. A formação do profissional da Educação. Ijuí: UNIJUÌ, 1992.

SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.

TEIXEIRA, M. C. S.; ARAÚJO, A. F. Gilbert Durand: imaginário e educação. Niterói: Intertexto, 2011.

WUNENBURGER, J.; ARAÚJO, A. F. Introdução ao Imaginário. In ARAÚJO, Alberto Filipe. BAPTISTA, Fernando Paulo. Variações sobre o Imaginário – domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Angelita Hentges, Maria Laura Brenner de Moraes

EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, RS, Brasil.

ISSN: 2359-6082

Classificação em Qualis Periódicos B4 (2019)


Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.