IMAGINÁRIOS DA DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Autores

  • Angelita Hentges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça
  • Maria Laura Brenner de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.425

Palavras-chave:

formação, imaginário, tecnologia, virtual, docência,

Resumo

Neste texto, toma-se como pressuposto que a formação de um docente, independentemente da modalidade, carrega as mesmas angústias que, historicamente, afligem a profissão. Do questionamento sobre os imaginários da docência emergentes no ambiente virtual de aprendizagem, reflete-se sobre o constituir-se professor(a) pela internet, e assim buscam-se as potencialidades e os perigos que rondam essa formação, mediatizada pela internet. Rastreiam-se conceitos como Imaginário educacional (ARAÚJO, 2010), Tecnologias do Imaginário (SILVA, 2006) e formação de professores (GUSDORF, 1967). Por fim, reconhece-se, em parte, a racionalização tecnicista dos processos, que podem conduzir a constituição de imagens da docência voltadas à formação de um técnico.

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Biografia do Autor

Angelita Hentges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça

Doutora e Mestre em Educação. Coordenadora do Curso de Formação Pedagógica para não-licenciados a distância, Coordenadora do Núcleo de Estágio (NAED)/CaVG, Pofessora pesquisadora do Programa de Pós Graduação/PPGCITED/CaVG e Professora de Prática Pedagógica dasd licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química/CaVG.

Maria Laura Brenner de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça

Doutora e Mestre em Educação. Coordenadora do Curso de Pedagogia a distância,  Pofessora pesquisadora do Programa de Pós Graduação/PPGCITED/CaVG e Professora  das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química/CaVG.

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Publicado

2019-07-18

Como Citar

Hentges, A., & Brenner de Moraes, M. L. (2019). IMAGINÁRIOS DA DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(1), 29–40. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.425