COMPETÊNCIA DOCENTE NO SÉCULO XXI: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS TÉCNICOS EaD DO EIXO TECNOLÓGICO GESTÃO E NEGÓCIOS

Autores

  • Diana Raquel Schneider Gottschalck Universidade de Minho
  • Giselly Santos Mendes Universidade Feevale

Palavras-chave:

Educação a distância, competência docente, gestão e negócios

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as competências requeridas à atuação docente na educação técnica a distância, do eixo tecnológico Gestão e Negócios, a partir da percepção de discentes, docentes e gestores de escolas privadas do Vale do Rio dos Sinos/RS. Compreende um estudo quali-quanti, exploratório-descritivo de um estudo de caso aplicado a 361 discentes, 17 docentes e 4 gestores, via questionário semiestruturado. Temas como educação a distância e competência docente constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Achados deste estudo reportam como competência docente a capacidade de relacionar teoria e prática mercadológica, o uso de novas metodologias e ferramentas tecnológicas, e o domínio do ambiente virtual, para além do conteúdo.

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Publicado

2020-05-15