A DISCIPLINA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA MULHER DO CURSO DE MEDICINA DA UFMG MEDIADA POR TECNOLOGIA

Autores

  • Patrícia Gonçalves Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eura Martins Lage UFMG
  • Mario Dias Corrêa júnior
  • Cirdes Lopes De Oliveira
  • Wagner José Corradi Barbosa

Palavras-chave:

Educação a distância. Medicina. Unidade Básica de Saúde. Metodologia de Ensino

Resumo

Discutimos o impacto da Educação a Distância aplicada à disciplina Atenção Primária à Saúde da Mulher, da Faculdade de Medicina da UFMG. Essa disciplina é ministrada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de capacitar alunos para o atendimento ambulatorial. Como algumas UBSs não possuem espaço adequado ao ensino acadêmico o conteúdo teórico da disciplina e as avaliações foram disponibilizados virtualmente.  Investigamos a aceitação da metodologia, a retirada da teoria dos ambulatórios, a relação entre o ambiente virtual Moodle e o aprendizado, a motivação para o estudo, o local de acesso ao Moodle e o sistema operacional. Os resultados mostraram que a estratégia de adoção da EaD empregada foi bem aceita pelos alunos, melhorando o aprendizado e otimizando o atendimento nas UBSs.

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Ginecologia Obstetrícia

Eura Martins Lage, UFMG

Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia De Minas Gerais

Referências

BASTOS, F. P.; ALBERTI, T. F.; MAZZARDO, M. D. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: os desafios dos novos espaços de ensinar e aprender e suas implicações no contexto escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 2 – 9, maio. 2005.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 155, n. 157, p. 59-64, 15 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 250, p. 59, 31 de dezembro de 2018.

CHIRSTENSEN, C.; HORN, M.; JOHNSON, C. Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Porto alegre: Armed,2009.

CORRADI, W. J. B.et al. O Ciclo Básico de Física: Desafios e Soluções das Disciplinas Semipresenciais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SIED: EnPED:2014, São Carlos. Anais [...] São Carlos: UFSCAR, 2014.

CORRADI, W. J. B.; PINHEIRO, C. B.; ALENCAR, S. H. P.; VIANNA, R. O.; MOREIRA, J. G. A.; BALZUWEIT, Karla; TÁRSIA, R. D.; NEMES, M. C.; FONSECA, L.; OLIVEIRA, W. S.; FONSECA, C. H. D.; VIEIRA, S.L.A. Apoio Didático para as disciplinas de Física do Ciclo Básico na Modalidade de Ensino a Distância na UFMG. ln: FIDALGO, F. et al. (org.). Educação a Distância: Tão Longe, Tão Perto. v. 1, 1.ed. Belo Horizonte: Editora CAED - UFMG, 2012. p. 195-220.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. O setor de Saúde e a EAD. In: Educação a Distância: o estado da arte. v. 2, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, p. 196-208.

KENSKI, V. M. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. Cadernos de Pedagogia Universitária. São Paulo, v. 1, n. 7, nov. 2008. p. 1-24. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_7_PAE.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

MAIA, M. C. O uso da tecnologia de informação para a educação a distância no ensino Superior. Tese (doutorado em administração de empresa) - Escola de administração de empresa de São Paulo da fundação Getúlio Vargas. São Paulo. 2003.

PNAD Contínua – 2017. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Divulgação anual. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/ populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=23205&t=o-que-e. Acesso em: 10 set. 2019.

POLAK, Y. N. S. A Avaliação do aprendiz em EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, C. (org.). Educação a Distância: O Estado da Arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. p.153-160.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. Disponível em: :https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44023. Acesso em 11 set. 2019.

Publicado

2020-05-15