Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem: usos e abusos

Autores

  • Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, mirtes.almeidam@gmail.com
  • Danilo Garcia da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, danilogsilvas@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0477-3097

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.555

Palavras-chave:

AVA, práticas pedagógicas, recursos, Tecnologias, TIC

Resumo

Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas no campo educacional, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) se consolida como uma das mais expoentes no suporte às práticas de ensino e aprendizagem. Assim, com o intuito de investigar as formas de uso desses ambientes, realizamos o presente trabalho, que objetivou identificar em pesquisas os recursos e práticas recorrentes nos AVA durante a formação em contexto on-line. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, que utilizou de técnicas de Revisão Sistemática para mapear publicações que tratassem de práticas pedagógicas em AVA. A análise dos dados aponta usos recorrentes de um número limitado de recursos e a ocorrência de práticas que não coadunam com as potencialidades que eles oferecem.

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Biografia do Autor

Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, mirtes.almeidam@gmail.com

Graduação em Letras Português/Inglês; aluna bolsista (CAPES) do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduación en Letras Português/Inglês; aluna bolsista (CAPES) do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, danilogsilvas@gmail.com

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE -, do Instituto de Educação da UFMT. Atualmente é professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. Atua como Professor de Francês nos cursos de graduação em Letras/Francês e em Cursos de Extensão do Instituto de Linguagens da referida universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Ainda tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais, Cultura Digital e Educação a Distância/On-Line.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Maia, M. D. S. de A., & Silva, D. G. da. (2020). Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem: usos e abusos. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 81–95. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.555