SUJEITO, IDEOLOGIA E A DISCIPLNA NO AMBIENTE VIRTUAL DA UAB-UNB: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS PARA UMA IMAGEM DE SI

Autores

  • Luciana Maria Libório Eulálio UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI

Palavras-chave:

Análise de Discursos, Disciplinas virtuais, Educação a Distância

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado acerca dos discursos de uma disciplina virtual da UAB-UnB presentes em suas estratégias de enunciação e nas imagens associadas a seus interlocutores. Adotou-se, como perspectiva teórico-metodológica, a Análise de Discursos (AD), de caráter interpretativo. Como resultado, a pesquisa mostrou que a prática social de elaboração da disciplina virtual constrói uma imagem discursiva dos sujeitos envolvidos na Educação a Distância on-line; os discursos presentes nessa disciplina revelaram diferentes modos de incorporação das tecnologias digitais; e o ideológico presente no desenho da disciplina se marcou sempre quando suas matérias significantes se relacionaram com as suas “condições de produção”.

Biografia do Autor

Luciana Maria Libório Eulálio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI

Professora Mestra do Curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí- UESPIDoutoranda do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí- PPGEL-UFPI

Referências

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 411-439. v. 3.

CASTELLS, M. Fluxos, redes e identidades: uma teoria crítica da sociedade internacional. In: CASTELLS, M. et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.

CHARAUDEAU, P. Discursos das mídias. Tradução Ângela S. M. Corrêa. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARCZUK, S. B.; ALONSO, K. M.; ARAGÓN, R. SILVA, D. G. da. Aprender e ensinar em tempos de cultura digital. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2014. v. 1. n. 1.

FEENBERG, A. A fábrica ou a cidade: qual o modelo de educação a distância via web? In: NEDER, R. T. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/CDS/UnB/Capes, 2010.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso - aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

KENSKI, M. V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas-SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. Educação e Cybercultura. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. França: Odle Jacob, 1993.

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Libório Eulálio, L. M. (2020). SUJEITO, IDEOLOGIA E A DISCIPLNA NO AMBIENTE VIRTUAL DA UAB-UNB: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS PARA UMA IMAGEM DE SI. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 145-163. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/561