UM MODELO DE DESIGN EDUCACIONAL PARA AMBIENTES MISTOS E EAD

Autores

Palavras-chave:

Design educacional. EaD. Blended-Learning. Design Instrucional. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo debruça-se sobre a importância da inovação pedagógica no desenho de coreografias de aprendizagem em ambientes mistos e a distância. Apresentamos um modelo pedagógico desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor no desenho de atividades de aprendizagem em ambientes mistos e em EaD. O modelo 4As: Apresentação, Abertura, Aprofundamento e Apropriação, procura ajudar o professor a desenhar atividades online centradas no estudante ao mesmo tempo que procura ajudar a refletir sobre a componente presencial e sobre as diversas tipologias de aprendizagem. Procuramos ainda refletir sobre o papel da formação pedagógica de professores, nomeadamente a importância que modelos como o TPACK têm para ajudar a perceber as sinergias, em cenários de formação, existentes entre a tecnologia, a pedagogia, o contexto e o conteúdo. O artigo termina com uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores.

Biografia do Autor

Diogo Casanova, ExPERT Academy, University of West London

Undergraduate (5 years) (Institute of Information Sciences and Administration), MSc (University of Aveiro), PhD (University of Aveiro), Fellow of the Higher Education Academy (FHEA)

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Casanova, D., & Pessoa, M. T. (2020). UM MODELO DE DESIGN EDUCACIONAL PARA AMBIENTES MISTOS E EAD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 4-20. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/571