Docência On-line compulsória: reflexões sobre a docência em tempos de isolamento social por força da pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Educação. Rede. Pesquisa e inovação responsáveis RRI.

Resumo

O estudo foi realizado a partir das experiências da docência on-line e, sobretudo, dos desafios do modelo de Ensino Remoto, adotado sumária e compulsoriamente em vista das medidas legais de isolamento social exigidas durante a pandemia. Este artigo traz como problema as implicações pessoais e laborais percebidas por professores e estudantes no enfrentamento das novas condições de vida no decorrer da pandemia, incluindo-se as reflexões sobre as possibilidades de mudanças após esse período. Com a abordagem da pesquisa e inovação responsáveis e a utilização da metodologia de pesquisa-ação participativa, os autores imergiram no próprio objeto de estudo como sujeitos, submetidos a realizar o trabalho de forma remota, usando ferramentas tecnológicas. Os resultados mostraram os avanços que tal experiência proporcionou, bem como os desafios, as possibilidades e os caminhos no retorno pós-pandemia, pois as aprendizagens do Ensino Remoto permitirão inovar práticas docentes.

Biografia do Autor

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2016/2017) com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2013) com apoio da CAPES (Processo: PDSE-3517/13-6 ), Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA. Graduado em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional - Projeto de Extensão da UNEB-DCHT-XIX; Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social; e, Vice-Coordenador do

Leonardo Machado Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú (1992), e Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal da Bahia - UFBª (1998), e Mestrado Pela Universidade de Salamanca - USAL, Espanha (2016), onde cursa atualmente o Doutorado em Ciências Sociais. Docente do quadro permanente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia - DCHT- Campus XIX - Camaçari-BA

Aliana Alves Souza, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1991). Especialização em Administração e Mestrado em Contabilidade interrompido. Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia

Márcia Margarida Nunes da Silva Martins, Universidade do Estado da Bahia

 Advogada, Ativista de Direitos Humanos,Professora Auxiliar efetiva na Universidade do Estado da Bahia. Mestra em Segurança Pública Justiça e Cidadania pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (2016) bacharela em Direito pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS(1988), Especialista em Direito E Direito Processual do Trabalho pela EMATRA V em convênio com a Faculdade Jorge Amado(2003). Especialista em Política e Estratégia pela UNEB

Sônia Maria da Conceição Pinto , Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado pela Open University - UK (2017), Doutora em Difusão do Conhecimento - UFBA (2010) . Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2003). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação - UNEB (1999). Pedagoga, graduada pela Universidade Católica do Salvador (1997). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia ? Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias.

Referências

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Ferreira Ribeiro, S., Machado Nascimento, L., Alves Souza, A. ., Nunes da Silva Martins, M. M., & da Conceição Pinto, S. M. (2021). Docência On-line compulsória: reflexões sobre a docência em tempos de isolamento social por força da pandemia da Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1-14. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/791

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia