DIALOGISMO E AUTORIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

  • Magale de Camargo Machado Departamento de Psicologia Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH/RS

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.8

Palavras-chave:

dialogismo, autoria, tecnologias da informação e da comunicação

Resumo

Nosso objetivo é discutir as possibilidades de produção de sentidos e autoria na aprendizagem na Educação à Distância, considerando a sua expansão no contexto da Educação Brasileira. Esta problematização parte da relação entre Educação à Distância e o uso das tecnologias quando estão associados à supremacia dos discursos e operações pela industrialização, organização e objetivação em detrimento da unidade única da vida, ou seja, da produção da singularidade. Ressaltamos a utilização de fóruns de discussão e chats como facilitadores para a comunicação e interação entre professores, tutores e alunos, auxiliando nos processos de produção de sentidos e autoria na relação de ensino e aprendizagem. Buscamos reflexões sobre a exteriorização industrial da memória, de Bernard Stiegler (2008), e o dialogismo de Mikhail Bakhtin (2000).

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Publicado

2014-07-27

Como Citar

Machado, M. de C. (2014). DIALOGISMO E AUTORIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 1(1), 79–91. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.8