Internacionalização da pesquisa, pós-graduação e redes digitais: um relato da experiência do centro de referência em desenvolvimento e humanidades da Universidade do Estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.843

Palavras-chave:

Covid-19, internacionalização, redes, pesquisa, pós-graduação

Resumo

Uma das principais diretrizes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) é a internacionalização da pesquisa e pós-graduação nacional, política pública essencial ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social, cultural e ambiental do país. É um desafio nacional figurar entre as principais nações em produção de conhecimento e inovação do mundo. O objetivo deste estudo é relatar e analisar a experiência do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia (CRDH/UNEB) com a internacionalização da pesquisa e pós-graduação através das plataformas e redes digitais educacionais. A metodologia da pesquisa prevê a triangulação de fontes a partir da observação participante, análise documental e revisão de literatura. Os resultados apontam para a ampliação da internacionalização a partir das redes digitais e educacionais; realização de atividades de pesquisa e inovação híbridas; e mudanças na formação docente e discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Claudio Rocha, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, joseclaudiorochaadv@gmail.com

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Ciência Jurídicas (CCJ), Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional Eirene, [2014-2015]; Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) [2001-2006]; Mestre em Educação pela UFBA [1998-2001]; Especialista em Administração Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) [1997]; Especialista em Gestão de Projetos de Pesquisa e Pós-Graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO) [2014]; Especialista no Ensino de Ética, Desenvolvimento e Capital Social no Instituto de Estudos Avançados para as Américas (INEAM) da Organização dos Estados Americanos (OEA) [2005]; Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília/Ágere Advocacy/Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) [2006]. É pesquisador nas linhas de Desenvolvimento e Humanidades. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é coordenador do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), reconhecido como Centro de Pesquisa pelo CONSU/UNEB Resolução 1.247/2016. É bolsista Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) do CNPQ, nível 1ª (doutorado) e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Atua como docente na graduação em direito e na pós-graduação, sendo orientador de mestrado e doutorado. É líder dos grupos de pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH) e CriaAtivos: criando um novo mundo. É avaliador do Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC) vinculado ao BASIS/EMEC desde 2006. No Centro de pesquisa (CRDH/UNEB) coordena os seguintes laboratórios: Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC); Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) CriaAtiva; Laboratório de Imagem, Memória e Documentação (LIMDO); Laboratório de Áudio e Sonorização (LASO); Portal Mobte na internet e redes sociais; Maker: criativo e digital; Memorial de Pesquisa do CRDH/UNEB. Certificado como gestor de projetos sociais (Project Management for Development) pela APMG International Accrediting Professional, tem experiência na formação e consultoria de organizações do terceiro setor e Empreendimentos Econômicos Solidário (EES) criativos. Autor de diversos livros e artigos científicos recebeu vários prêmios pelo trabalho em prol da sociedade brasileira como destaque para a Medalha Thomé de Souza outorgada pela Câmara Municipal de Salvador [2018]; Título de Cidadão de Camaçari [2017] e o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos OEI/MEC/SEDH/UNDIME. Tem experiência internacional na China, Estados Unidos da América, Cuba, Panamá, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, México, Portugal e Espanha.

Referências

ABC. Academia Brasileira de Ciências. Governo Federal envia a Congresso proposta de liberação de

parte dos recursos do FNDCT. POLÍTICA DE CTIE, 06 dez. 2021. Disponível em:

https://www.abc.org.br/2021/12/06/governo-federal-envia-ao-congresso-proposta-de-liberacao-departe-dos-recursos-do-fndct/. Acesso em: 06 dez. 2021.

BRASIL. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável: avanços e desafios. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2019.

BRASIL. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ENCTI 2016 a 2022. Brasília: MCTI, 2016.

BRASIL. Lei 13.243 de dezembro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 12 jan. 2016. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em: 30 nov. 2020.

CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação: PNPG. Brasília: CAPES/MEC, 2011.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

CASTELLS, M. Fim do Milênio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

CASTELLS, M. O Poder da Identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FURTADO, C. Celso Furtado e o Século XXI. Rio de janeiro: Minha Editora, 2006.

GIGET, M. Inovação é qualidade de vida. IEL Interação, Curtitiba, v. 209, n. 18, p. 08-12, 2010.

GIGET, M. Inovação Tecnológica gera qualidade de vida. Revista Interação, São Paulo, p. 01-05, 17 mar. 2010.

MEIRA, S. R. D. L. Novos negócios inovadores no Brasil: inovadores de crescimento empreendedor. Rio de Janeiro: Casa das letras, 2013.

PRONER, C. Propriedade Intelecutal: para uma outra ordem jurídica possível. São Paulo: Cortez, 2007.

RED INTERNACIONAL DE RURALIDAD ECOLOGICAS (RIRES). Talleres de empoderamiento. 2020. Disponivel em: https://asocolvas.es/rires/. Acesso em: 20 nov. 2021.

SABBAG, P. Y. Espirais do Conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva, 2007.

SANTOS, B. S. A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SECTI). Bahia: Sociedade 5.0. Salvador: SECTI/BA, 2019.

STIGLITZ, J. ; GREENWALD, B. Por uma sociedade da aprendizagem: repensar o desenvolvimento, o crescimento e o comércio livre. Lisboa: Bertrand, 2017.

STIGLITZ, J.; GREENWALD, B. Rumo a um Novo Paradigma em Economia Monetária. São Paulo: Francis, 2004.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A UNEB. 2022. Disponível em: https://portal.uneb.br/a-uneb/. Acesso em: 18 fev. 2022.

ZAOUAL, H. Globalização e diversidade cultural. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Rocha, J. C. (2022). Internacionalização da pesquisa, pós-graduação e redes digitais: um relato da experiência do centro de referência em desenvolvimento e humanidades da Universidade do Estado da Bahia: . EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–17. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.843