Contributo e importância das atividades experimentais no curso de licenciatura em ensino de física a distância. Um estudo de caso da UniRovuma – Nampula
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.858Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino a distância, Atividades experimentais, Laboratório didático, Laboratório virtualResumo
As atividades experimentais constituem umas das ferramentas mais importantes no processo de ensino-aprendizagem de Física. Este estudo objetiva analisar o contributo e a importância das experiências realizadas nos laboratórios didáticos e virtuais no curso de Licenciatura em Ensino de Física a distância na Universidade Rovuma – Nampula. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 56 estudantes; os resultados submetidos a uma análise de conteúdo; e o nível de satisfação medido pela escala de Likert. Constatou-se que no referido curso são usadas diversas tecnologias digitais para acesso à informação e aos laboratórios virtuais. A utilização combinada dos laboratórios didáticos e virtuais é essencial para aprendizagem de forma dinâmica, autônoma e contextualizada. Sendo assim, os estudantes apresentam alto nível de satisfação tanto com a realização de experimentos quanto com as demonstrações nos laboratórios didáticos e virtuais.
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