Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.863

Palavras-chave:

Avaliação digital, Avaliação pedagógica; Aprendizagem; Competências; Ensino Básico e Secundário

Resumo

Apresentamos um Recurso Pedagógico Aberto para professores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para desenhar soluções que permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superação das dificuldades  provocadas pela pandemia da COVID-19. Tem por base a investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital das aprendizagens. Procura-se i) apresentar algumas ideias chave no que se refere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contexto de uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentaram a estruturação do recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar um modelo para a seleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usado para a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integram este recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Pereira, A., & Amante, L. (2022). Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.863