O ensino remoto emergencial nas IES durante a pandemia de COVID-19 - uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.924

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial (ERE), Instituições de Educação Superior (IES), Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Resumo

Devido à pandemia da Covid-19, as Instituições de Educação Superior (IES) tiveram que suspender as aulas presenciais e passaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para dar continuidade ao aprendizado. Nesse sentindo, o presente artigo objetivou descrever quais foram os principais desafios e as vantagens do ensino remoto emergencial nas IES. Assim, utilizou-se da revisão sistemática da literatura, método proposto pelos autores Centobelli, Cerchione e Esposito (2017). Os resultados mostraram que os principais desafios enfrentados pelas IES foram: insuficiência de recursos para aprendizagem on-line; conectividade de rede e acesso à internet; habilidade técnica dos professores; currículo inadequado; adaptação do curso e processo avaliatório; pouca interação; e perda de foco e desmotivação para os estudos. As principais vantagens foram: flexibilidade aos estudos; criatividade do professor; melhora no desempenho acadêmico dos alunos; acelerou uso das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem; autoaprendizagem; fatores organizacionais e redução do tempo de deslocamento. Embora, o ERE tenha sido imposto de forma abrupta e apresentado muitos desafios, ele foi de suma importância para o momento pandêmico, o que possibilitou a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, evitando que ocorresse uma perda ainda maior na Educação.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Moreira, D. A. A., & Silva, M. A. da R. (2023). O ensino remoto emergencial nas IES durante a pandemia de COVID-19 - uma revisão sistemática da literatura. EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.924