Práticas de internacionalização no ensino superior: experiências de uma universidade pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1092Palavras-chave:
Internacionalização da educação, Currículo, Prática docenteResumo
O objetivo deste estudo é mapear estratégias de internacionalização, a fim de compreender
como essas práticas são desenvolvidas em uma universidade pública do sul do Brasil. Atores desse
processo foram entrevistados e, por meio da análise de conteúdo, percebeu-se a necessidade de se
avançar para além da mobilidade e oferta de disciplinas em idioma estrangeiro, atuando em propostas
que consigam levar a internacionalização para a prática docente em sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, J.; ROBSON, S.; MOROSINI, M. C.; BARANZELI, C. Understanding internationalization at home: Perspectives from the Global North and South. European Educational Research Journal, v.18, n. 2, p. 200-217, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904118807537
BARCELLOS, M. A. M. Crimes, incidentes e discursos de ódio em campi universitários portugueses: extremismo, racismo e xenofobia. 2022. Dissertação (Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEElEN, J., LEASK, B. Internationalization at home on the move. Berlin: Dr. Josef Raabe Verlag, 2011.
BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In CURAJ, A; MATEI, L.; PRICOPIE, R.; SALMI, J.; SCOTT, P. (Eds.), The European Higher Education Area. Cham: Springer, 2015, p. 59-72. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0_5
CIPRIANI, A.; WATANABE, M.; HERING, B; HEINZLE, M. R. S. Lugar da internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional de uma universidade pública no sul do Brasil. RELAPAE, (19), p. 60-73, 2023.
CUSATI, I. C.; VIANNA, L. J.; SANTOS, P. C. M. de A.; ANGELO, R. di C. de O.; AVELAR, A. C. Universidades: surgimento, nacionalização e indicadores de internacionalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 3–19, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13354. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13354. Acesso em: 28 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13354
DE WIT, H. Internationalization of Higher Education: Nine Misconceptions. International Higher Education, n. 64, p. 6-7, 2011.
DE WIT, H. Trends, Issues and Challenges in Internationalisation of Higher Education. Centre for Applied Research on Economics & Management, School of Economics and Management of the Hogeschool van Amsterdam. Amsterdam, 2011. Disponível em: https://www.eurashe.eu/wp-content/uploads/ 2022/02/wg4-r-internationalization-trends-issues-and-challenges-hans-de-wit.pdf. Acesso em: 28 agos. 2024.
DE WIT, H. Reconsidering the concept of internationalization. International Higher Education, n. 70, p. 6-7, 2013. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2013.70.8703
DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLACK, E. The internationalisation of higher education. Brussels: European Parliament, Committee on Culture and Education, 2015.
FREIRE, I. P.; MACEDO, S. M. F. A investigação qualitativa em Educação–aspectos epistemológicos e éticos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 10, n. 24, p. 276-296, 2022. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.400 DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.400
GACEL-ÁVILA, J. Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. In P. H. Guajardo (Coord.). Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe – Córdoba, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372633.locale=en Acesso em: 20 jul. 2024.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HARRISON, N.; PEACOCK, N. Cultural distance, mindfulness and passive xenophobia: using Integrated Threat Theory to explore home higher education students perspectives on internationalisation at home. British Educational Research Journal, 36(6), p. 877-902, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/01411920903191047
JARZABKOWSKI, P.; WOLF, C. An activity theory approach to strategy as practice. In: GOLSORKHI, D. et al. (Ed.). Cambridge Handbook of Strategy as Practice. 2. ed. Cambrigde: Cambrigde University Press, 2015. Cap. 9. p. 165-180. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139681032.010
KNIGHT, J. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education. Thousand Oaks, CA, v.8, v.1. p-5-31, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225084130_Internationalization_Remodeled_Definition_Approaches_and_Rationales Acesso em: 24 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832
KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, n. 62, p. 14-15, 2011.
KNIGHT, J. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315315572899. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315315572899
KUCKARTZ, U; RÄDIKER, S. Analyzing qualitative data with MAXQDA. Cham: Springer International Publishing, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-15671-8
LEASK, B. Internationalising the curriculum in the disciplines: imagining new possibilities. Journal of Studies in International Education, Vol. 17, no. 2, pp. 103–118. 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315312475090
LEASK, B. Internationalizing the curriculum. London: Routledge, 2015. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315716954
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. p. 261-297.
MOREIRA, H. V.; SILVA, H. P. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), a experiência da Casa Brasil-África e a internacionalização na Universidade Federal do Pará. In: FREIRE, J. C. S.; VARELA, B. L.; PACHECO, J. A.; GALVÃO-BAPTISTA, M. (org.). Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. Belém: UFPA, 2017, p. 249-272.
MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior Conceitos e práticas. Educar. n. 28, p. 107-124, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200008
MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior no Brasil e desafios no contexto do sul global. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), v. 33, n. 1, p. 361-383, 2021. DOI: https://doi.org/10.54674/ess.v33i1.349
MOROSINI, M. C.; WOICOLESCO V. G.; MARCELINO, J. M.; HATSEK, D. J. R. Internationalization strategies of Brazilian universities participating in the Capes PrInt Program. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 31, 2023. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7886. Acesso em: 20 jul. 2024.
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400010
O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, n. 1, p. 1-23, 2018. Research-publishing.net. https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1. DOI: https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1
RUBIN, J. The collaborative online international learning network: Online intercultural exchange in the State University of New York Network of Universities. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. Online intercultural exchange. New York: Routledge, 2016. p. 277-284.
STALLIVIERI, L. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do Cogeime, 26(50), 15-36. 2017. DOI: https://doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v26n50p15-36
STALLIVIERI, L. Internacionalização da Educação Superior em contextos (des) favoráveis. Jornadas Binacionais de Educação, v. 8, p. 1-22, 2019.
TEEKENS, H. Internationalization at home: Crossing other borders. University World News (276), 2013. Disponível em https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20130613084529186. Acesso em 30 ago. 2024.
UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: Unesco, 2016.
UNESCO. Moving minds: Opportunities and challenges for virtual student mobility in a post-pandemic world. Caracas: Iesalc; Paris: Unesco, 2022. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380988?posInSet=1&queryId=1e6194f7-008f-47ae-ba8e-d4e641051397. Acesso em: 27 ago. 2024.
WALSH, C. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 James Dadam, Jeancarlo Visentainer, Andreza Cipriani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).