Bases regulatórias para o ensino e o aprendizado híbridos em Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1099Palavras-chave:
Ensino híbrido, Educação Superior, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Resumo
Este artigo analisa as regulamentações para a educação híbrida no ensino superior brasileiro, com foco no Parecer CNE/CP n. 34/2023 e na Portaria MEC n. 2.117/2019, destacando suas contribuições e limitações. Por meio de análise documental, explora-se a necessidade de flexibilização das normas para integrar práticas presenciais e on-line. Os resultados apontam desafios na formação docente e infraestrutura para a adoção de processos educacionais híbridos.
Downloads
Métricas
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 34, de 8 de agosto de 2023. Estabelece diretrizes nacionais para o ensino e aprendizado híbrido destinado à formação graduada, pós-graduação stricto sensu e à pesquisa institucional presenciais, mediados por tecnologias de informação e comunicação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/30000-uncategorised/91051-educacao-hibrida Acesso em: 21 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Educação a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-231491820. Acesso em: 21 jul. 2024.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
FILATRO, A. CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inovativas: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Trad. Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre:Penso, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, ago. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/4jbGxKMDjKq79VqwQ6t6Ppp/?format=pdf> >.. Acessado em: 12/07/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200007
MATOS, C. C.; COUTINHO, D. J. G.. Desafios Educacionais: A resistência do professor às novas tecnologias e a necessidade de capacitação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 5, p. 1069-1079, 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13181
MORAN, J. M.; Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, p. 27-45, 2015.
MOURA F. R. C. Avaliação da aprendizagem : princípios e perspectivas.Iguatu, CE : Quipá Editora, 2023.
SELWYN, N. Educação e tecnologia: Questões críticas e futuros possíveis. Porto Alegre: Artmed, 2017 DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/6hr5b
SILVA, M. Q. V. Avaliação personalizada: reflexão a partir do ensino híbrido. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 14, p. 47-62, 2023.
SILVA, M. R. C.; MACIEL, C.; ALONSO, . M.. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 1, p. 95-117, 2017. DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n12017.66185
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone Costa Andrade dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).