NARRATIVA: A AMPLIAÇÃO DO OLHAR ACADÊMICO A SERVIÇO DA PESQUISA

Autores

  • Valdenice Minatel Melo de Cerqueira Colégio Dante Alighieri/Departamento de Tecnologia Educacionall

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.12

Palavras-chave:

narrativas, pesquisa qualitativa, TIC, metodologia de pesquisa

Resumo

Este texto tem como principal objetivo explicitar a experiência da construção de uma tese doutoral, defendida em fevereiro de 2014 e que utilizou as narrativas como recurso metodológico. É, portanto, uma narrativa entremeada tanto com o suporte teórico da pesquisa qualitativa que abriga, com conforto, a narrativa de maneira acadêmica, quanto com o resgate de trabalhos teóricos que não somente referenciam a narrativa como um expediente a favor da pesquisa em educação, mas que também dão flexibilidade e legitimidade de pesquisa para o pesquisador. A narrativa - utilizada com rigor e discernimento – no contexto da tese defendida constituiu-se como um instrumento legítimo de acesso, registro, descrição e organização dos dados utilizados no trabalho acadêmico. Um ponto a destacar é que a pesquisa a que este texto se reporta foi realizada a partir da implantação de dispositivos móveis na educação básica e regulada pela integração das TIC ao currículo.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
2,917
Jul 28 '14Jul 31 '14Aug 01 '14Aug 04 '14Aug 07 '14Aug 10 '14Aug 13 '14Aug 16 '14Aug 19 '14Aug 22 '14Aug 25 '144.0
| |

Downloads

Publicado

2014-07-27

Como Citar

de Cerqueira, V. M. M. (2014). NARRATIVA: A AMPLIAÇÃO DO OLHAR ACADÊMICO A SERVIÇO DA PESQUISA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 1(1), 67–78. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.12