NARRATIVA: A AMPLIAÇÃO DO OLHAR ACADÊMICO A SERVIÇO DA PESQUISA

Autores

  • Valdenice Minatel Melo de Cerqueira Colégio Dante Alighieri/Departamento de Tecnologia Educacionall

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.12

Palavras-chave:

narrativas, pesquisa qualitativa, TIC, metodologia de pesquisa

Resumo

Este texto tem como principal objetivo explicitar a experiência da construção de uma tese doutoral, defendida em fevereiro de 2014 e que utilizou as narrativas como recurso metodológico. É, portanto, uma narrativa entremeada tanto com o suporte teórico da pesquisa qualitativa que abriga, com conforto, a narrativa de maneira acadêmica, quanto com o resgate de trabalhos teóricos que não somente referenciam a narrativa como um expediente a favor da pesquisa em educação, mas que também dão flexibilidade e legitimidade de pesquisa para o pesquisador. A narrativa - utilizada com rigor e discernimento – no contexto da tese defendida constituiu-se como um instrumento legítimo de acesso, registro, descrição e organização dos dados utilizados no trabalho acadêmico. Um ponto a destacar é que a pesquisa a que este texto se reporta foi realizada a partir da implantação de dispositivos móveis na educação básica e regulada pela integração das TIC ao currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-07-27

Como Citar

de Cerqueira, V. M. M. (2014). NARRATIVA: A AMPLIAÇÃO DO OLHAR ACADÊMICO A SERVIÇO DA PESQUISA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 1(1), 67–78. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.12