UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VIA WEBCONFERÊNCIA EM UM POLO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UnB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.199

Palavras-chave:

Webconferência. Interações. EaD. Licenciatura em música a distância. (Webconferencing. Interactions. Distance Education. Distance Education Undergraduate Degree Program in Music).

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as interações ocorridas em duas webconferências realizadas com alunos de um polo de apoio presencial, no curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB. O estudo utilizou-se da observação participante como meio de coleta de dados e se fundamentou na abordagem sistêmico-relacional da interação mediada por computador, sob a ótica de Alex Primo (2003; 2008). Os resultados apontaram a ocorrência de vários tipos de interações, além de que se mostra necessário que os interagentes estejam engajados no processo, tenham autonomia e prezem por um ambiente de cooperação. Espera-se que este estudo possa trazer reflexões acerca do uso da web-conferência, destacando o potencial desta ferramenta para o ensino e aprendizagem da Música na Educação a Distância (EaD).

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Biografia do Autor

Vanessa de Souza Jardim, Universidade de Brasília

Mestranda do Departamento de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB.

Paulo Roberto Affonso Marins, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade de Brasília desde 2010.

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Publicado

2017-10-14

Como Citar

Jardim, V. de S., & Marins, P. R. A. (2017). UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VIA WEBCONFERÊNCIA EM UM POLO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UnB. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(2), 368–382. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.199