O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Ricardo Azambuja Silveira

Resumo


Neste artigo buscamos identificar o papel dos tutores nos processos comunicativos e a forma como as participações destes têm contribuído com o processo de aprendizagem significativa. O contexto da pesquisa foram os fóruns de discussão desenvolvidos em AVEA, onde foram analisadas as participações dos professores formadores e dos tutores a distância, em disciplinas de um curso técnico em alimentos. Buscou-se identificar os modelos de feedback utilizados e os resultados obtidos nas discussões, sendo possível perceber o estímulo à reflexão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o fórum de discussão representa um excelente espaço de cognição coletiva, em que os participantes podem edificar o espaço de trocas, a partir da reflexão e da construção social do conhecimento.


Palavras-chave


feedback; tutoria; fórum de discussão; comunicação assíncrona; processo de aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Revista Pro-Posições vol. 22 n°. 2 Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2015.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Rinehart & Wilson, 1968.

BICALHO, R.N.M. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília.

BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 41, Junho 2012. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2015.

MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1999.

PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. A importância do feedback nas atividades assíncronas do AVEA Moodle: discutindo o papel do tutor enquanto agente facilitador da aprendizagem significativa na EaD. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; SILVEIRA, Ricardo Azambuja. A importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. 2014. Florianópolis. Anais ... Florianópolis: NUTE/UFSC. PEN DRIVE. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2015.

WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem!: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista EmRede



EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, RS, Brasil.

ISSN: 2359-6082

Classificação em Qualis Periódicos B4 (2019)
Indexação (consulte a seção Sobre)


Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional ((CC BY-NC-SA 4.0).