O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Gerlane Romão Fonseca Perrier Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Ricardo Azambuja Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.21

Palavras-chave:

feedback, tutoria, fórum de discussão, comunicação assíncrona, processo de aprendizagem

Resumo

Neste artigo buscamos identificar o papel dos tutores nos processos comunicativos e a forma como as participações destes têm contribuído com o processo de aprendizagem significativa. O contexto da pesquisa foram os fóruns de discussão desenvolvidos em AVEA, onde foram analisadas as participações dos professores formadores e dos tutores a distância, em disciplinas de um curso técnico em alimentos. Buscou-se identificar os modelos de feedback utilizados e os resultados obtidos nas discussões, sendo possível perceber o estímulo à reflexão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o fórum de discussão representa um excelente espaço de cognição coletiva, em que os participantes podem edificar o espaço de trocas, a partir da reflexão e da construção social do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Ricardo Azambuja Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Adjunto do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Revista Pro-Posições vol. 22 n°. 2 Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200013>. Acesso em: 27 mai. 2015.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Rinehart & Wilson, 1968.

BICALHO, R.N.M. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília.

BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 41, Junho 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n41/aop2712.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2015.

MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1999.

PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. A importância do feedback nas atividades assíncronas do AVEA Moodle: discutindo o papel do tutor enquanto agente facilitador da aprendizagem significativa na EaD. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; SILVEIRA, Ricardo Azambuja. A importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. 2014. Florianópolis. Anais ... Florianópolis: NUTE/UFSC. PEN DRIVE. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/>. Acesso em: 28 maio 2015.

WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem!: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Perrier, G. R. F., & Silveira, R. A. (2015). O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 76–88. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.21