ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE

Marilia Maia Moreira, Ana Cláudia Uchôa Araújo, Antonia Lis de Maria Martins Torres, Cassandra Ribeiro Joye, Hermínio Borges Neto

Resumo


Mostrar as principais confluências entre os conceitos: o Design Instrucional Contextualizado (DIC), uma metodologia de produção; a Taxonomia de Bloom (TB), uma taxonomia de objetivos educacionais de ensino/aprendizagem; a Sequência Fedathi (SF), uma metodologia de ensino, para servirem de base na produção/elaboração de material didático para Educação a Distância (EaD) online. Como problema principal desse ensaio teórico, tem-se: Qual é a relação entre os conceitos de DIC e as estratégias didáticas (SF e TB) na produção/elaboração de material didático? Uma das conclusões apontou que há confluências entre esses conceitos, por haver nas etapas do DIC a possibilidade da ocorrência da seleção de estratégias didáticas (TB e SF) para a produção/elaboração de material didático para EaD.


Palavras-chave


Design Instrucional Contextualizado; Sequência Fedathi; Taxonomia de Bloom; Material Didático; EaD Online.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; BLOOM, B. S. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of bloom’s taxonomy of educational objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2007.

BRAGA, C. B. Didatic: um ambiente de produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Dissertação (Mestrado profissional em computação aplicada) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2008.

BORGES NETO, H. (Org.). et al. Sequência fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: UFC, 2013.

BORGES NETO, H. Sequência fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017a.

BORGES NETO, H. Sequência fedathi além das ciências duras. Curitiba: CRV, 2017b.

CHURCHES, A. Bloom's digital taxonomy. 2009.

FILATRO, A. CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GUEDES, J. F. Produção de material didático para ead no curso de licenciatura em matemática: o caso da UAB/IFCE. 2011. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011.

JOYE, C. R. Didáticas e metodologias do ensino médio e da educação profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.

MOREIRA, M. M. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência fedathi: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2014.

MOREIRA, M. M. et al. Uso do material didático da disciplina de Cálculo I com base na metodologia de ensino sequência fedathi (sf): o caso da licenciatura em matemática do IFCE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13, 2, 2016, São João del Rei. Anais [...] São João del Rei, 2016.

MOREIRA, M. M. et al. A sequência fedathi na produção do material didático de matemática: estudo de caso do IFCE. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, v.12, p. 8-17, 2018.

MOREIRA, M. M. et al. Ensaio teórico sobre elaboração de material didático de matemática para ead online: estratégias didáticas em foco. In: XVIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2018, Sobral. Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro. Fortaleza: UFC, 2018.

SCHMIDLIN, I. O. M. Presença em educação a distância: o caso dos cursos superiores da UAB/IFCE. 2013. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marilia Maia Moreira, Ana Cláudia Uchôa Araújo, Antonia Lis de Maria Martins Torres, Cassandra Ribeiro Joye, Hermínio Borges Neto

EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, RS, Brasil.

ISSN: 2359-6082

Classificação em Qualis Periódicos B4 (2019)


Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.