ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE

Autores

  • Marilia Maia Moreira Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Ana Cláudia Uchôa Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres Universidade Federal do Ceará
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.389

Palavras-chave:

Design Instrucional Contextualizado, Sequência Fedathi, Taxonomia de Bloom, Material Didático, EaD Online.

Resumo

Mostrar as principais confluências entre os conceitos: o Design Instrucional Contextualizado (DIC), uma metodologia de produção; a Taxonomia de Bloom (TB), uma taxonomia de objetivos educacionais de ensino/aprendizagem; a Sequência Fedathi (SF), uma metodologia de ensino, para servirem de base na produção/elaboração de material didático para Educação a Distância (EaD) online. Como problema principal desse ensaio teórico, tem-se: Qual é a relação entre os conceitos de DIC e as estratégias didáticas (SF e TB) na produção/elaboração de material didático? Uma das conclusões apontou que há confluências entre esses conceitos, por haver nas etapas do DIC a possibilidade da ocorrência da seleção de estratégias didáticas (TB e SF) para a produção/elaboração de material didático para EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; BLOOM, B. S. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of bloom’s taxonomy of educational objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2007.

BRAGA, C. B. Didatic: um ambiente de produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Dissertação (Mestrado profissional em computação aplicada) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2008.

BORGES NETO, H. (Org.). et al. Sequência fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: UFC, 2013.

BORGES NETO, H. Sequência fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017a.

BORGES NETO, H. Sequência fedathi além das ciências duras. Curitiba: CRV, 2017b.

CHURCHES, A. Bloom's digital taxonomy. 2009.

FILATRO, A. CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GUEDES, J. F. Produção de material didático para ead no curso de licenciatura em matemática: o caso da UAB/IFCE. 2011. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011.

JOYE, C. R. Didáticas e metodologias do ensino médio e da educação profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.

MOREIRA, M. M. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência fedathi: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2014.

MOREIRA, M. M. et al. Uso do material didático da disciplina de Cálculo I com base na metodologia de ensino sequência fedathi (sf): o caso da licenciatura em matemática do IFCE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13, 2, 2016, São João del Rei. Anais [...] São João del Rei, 2016.

MOREIRA, M. M. et al. A sequência fedathi na produção do material didático de matemática: estudo de caso do IFCE. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, v.12, p. 8-17, 2018.

MOREIRA, M. M. et al. Ensaio teórico sobre elaboração de material didático de matemática para ead online: estratégias didáticas em foco. In: XVIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2018, Sobral. Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro. Fortaleza: UFC, 2018.

SCHMIDLIN, I. O. M. Presença em educação a distância: o caso dos cursos superiores da UAB/IFCE. 2013. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2013.

Downloads

Publicado

2019-07-18

Como Citar

Moreira, M. M., Araújo, A. C. U., Torres, A. L. de M. M., Joye, C. R., & Borges Neto, H. (2019). ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(1), 41–52. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.389