DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Raianny Lima Soares Universidade Federal do Ceará
  • Hemínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3.1.91

Palavras-chave:

Desenho didático. Mediação Pedagógica. Ambiente Virtual de Ensino (AVE). Educação a Distância (EaD).

Resumo

Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.

Referências

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Soares, R. L., Borges Neto, H., & Torres, A. L. de M. M. (2016). DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(1), 97-108. https://doi.org/10.53628/emrede.v3.1.91