DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • Raianny Lima Soares Universidade Federal do Ceará
  • Hemínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.91

Keywords:

Desenho didático. Mediação Pedagógica. Ambiente Virtual de Ensino (AVE). Educação a Distância (EaD).

Abstract

Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.

Downloads

Metrics

PDF views
782
Sep 13 '16Sep 16 '16Sep 19 '16Sep 22 '16Sep 25 '16Sep 28 '16Oct 01 '16Oct 04 '16Oct 07 '16Oct 10 '163.0
| |

References

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Viviane Silva de. A Sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino Telemeios na determinação da equação de uma reta. 2011. 186 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

ARAUJO, Maristela Midlej Silva de. O desenho didático interativo na educação online e a prática pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso. 2007. 167 f Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação.

BONILLA, Maria Helena Silveira. A presença da Cultura Digital no GT Educação e Comunicação da ANPED. In: Revista Teias v. 13 • n. 30, p. 71-93. set./dez. 2012. Disponível na internet por http em:<http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1361/974> Acesso em janeiro de 2015.

BORGES NETO, Hermínio e BORGES, Suzana Capelo. O que é inclusão digital?. Disponível na internet por http em: . Acesso em: setembro de 2015.

BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Disponível na internet por http em: < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Uma_classificacao.pdf>. Acesso em: setembro de 2015.

DUTRA, Marlene de Alencar. Mediação de autorias e avaliação solidária em comunidades virtuais de aprendizagem. 2006. 112 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade.

GOMEZ, Margarita Victoria. Concepções de rede. In: GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2013 (6.ed.).

LIMA, Tereza Cristina Batista de. Ação educativa e tecnologias digitais: análise sobre os saberes colaborativos. 2008. 224 f. Tese (doutorado). – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

LOPEZ, Silvana Aparecida Nieto; DAVID, Alessandra. A área de Tecnologia da Informação e Comunicação no curso de Pedagogia: o currículo moldando a prática de ensino. In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - UNICAMP - Campinas – 2012. Anais... Campinas: Junqueira&Marin editores, livro 03, 2012. P. 5842 – 5853.

MAURI, Teresa e ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competência. In: COOL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.

NOVA, Cristiane & ALVES, Lynn. Educação a distância: limites e possibilidades (01-23). In: NOVA, Cristiane & ALVES, Lynn (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

PEREIRA, Viviane de Oliveira. Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas. 2004. 190 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online. In: Revista Diálogo Educ., Curitiba, v.13, n.38, p.139-159, jan/dez.2013.

SANTOS, Edméa Oliveira dos et. al. Mediação Docente Online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na Cibercultura. In: Revista Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n.2, p. 23-42, jan./abr., 2016.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. EDUCAÇÃO ONLINE: Cibercultura e Pesquisa-Formação na Prática Docente. 2005. 351 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; OKADA, Alexandra Lilavati Pereira. A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. Disponível na internet por http em: < http://people.kmi.open.ac.uk/ale/papers/a06anped2003.pdf> Acesso em: julho de 2014.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. In: Revista Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; WEBER, Aline. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. In: Revista Diálogo Educ.., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-303, jan./abr. 2013.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequência FEDATHI: apresentação e caracterização. In: BORGES NETO et al (org.). Sequência FEDATHI: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

YOUNG, Regina Santos. Inserção das Interfaces Digitais Interativas (IDI) no ensino presencial superior: práticas educativas e formação docente no curso de Pedagogia da UERN. 2014. 204 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

Published

2016-09-12

How to Cite

Soares, R. L., Borges Neto, H., & Torres, A. L. de M. M. (2016). DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EmRede - Distance Education Journal, 3(1), 97–108. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.91