A HIBRIDIZAÇÃO COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO DO ENSINOAPRENDIZAGEM

Maria Carolina Santos de Souza

Resumo


Por reconhecer o valor da hibridização e sua capacidade em apresentar alternativas para a inovação no ensino-aprendizagem, esse artigo indica práticas de metodologias ativas e tecnologias educacionais que podem compor a dinâmica didático-pedagógica de cursos oferecidos de forma híbrida, a fim de sugerir caminhos possíveis para professores interessados em mobilizar novas formas de ensinar e aprender. Além disso, destaca quais competências e habilidades são exigidas para esse professor. As reflexões compartilhadas nesse texto são resultado de uma síntese das práticas realizadas pela autora nos últimos 14 anos no campo do ensino híbrido, bem como de leituras de referências teóricos relevantes para pesquisa em educação, como Moran, Ausubel, Vygotsky, Silberman, Bruner e Antônio Nóvoa.


Palavras-chave


Ensino Hibrido. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Tecnologias Educacionais. Competência de Organização.

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Referências


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