O processo de consolidação da EaD no IFRS por meio dos MOOCs e a ampliação do acesso à educação

Autores

Palavras-chave:

MOOC, Educação a distância, Moodle, Democratização

Resumo

O presente estudo busca compreender como cursos on-line, abertos e massivos (Massive Open Online Courses – MOOCs) possibilitam o acesso à educação e os desafios na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ampliar os cursos disponíveis e atingir um maior número de alunos na Educação a Distância (EaD). Para isto, foram coletados e analisados dados de 60 cursos no período do primeiro semestre de 2019. Como resultado, percebeu-se que, entre vários aspectos, a maioria dos cursistas residem no interior do país, possuem faixa etária e renda diversas, e o principal objetivo é aprimorar seus conhecimentos; com a resposta positiva dos alunos em relação aos cursos e um crescente número de inscritos, o IFRS, aos poucos, consolida a Educação a Distância dentro da instituição.

Biografia do Autor

Estella Maria Bortoncello Munhoz, IFRS

Técnica em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013) e Bacharel em Design com ênfase em Design Gráfico e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Atualmente estuda Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Marques Carvalho da Silva , J., & Bortoncello Munhoz, E. M. (2020). O processo de consolidação da EaD no IFRS por meio dos MOOCs e a ampliação do acesso à educação. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 30-46. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/546