El proceso de consolidación de EaD no IFRS por meio dos MOOC y la ampliación del acceso a la educación

Autores/as

  • Julia Marques Carvalho da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, julia.silva@ifrs.edu.br
  • Estella Maria Bortoncello Munhoz Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, munhozestella@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9907-5624

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.546

Palabras clave:

MOOC. Educación a distancia. Moodle. Democratización.

Resumen

O presente estudo busca compreender como cursos on-line, abertos e massivos (Massive Open Online Courses - MOOCs) possibilitam o acesso à educação e os desafios na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ampliar los cursos disponibles y atingir um mayor número de alumnos en Educación a Distancia (EaD). Para isto, foram coletados e analisados dados de 60 cursos no period do primeiro semestre de 2019. Como resultado, percebeu-se que, entre varios aspectos, a maioria dos cursistas residem no interior do country, possuem faixa etária e renda diversas, e o principal objetivo é aprimorar seus conhecimentos; com a resposta positiva dos alunos em relação aos cursos e um creciente número de inscritos, o IFRS, aos poucos, consolida a Educação a Distância dentro da instituição.

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
428
Nov 07 '20Nov 10 '20Nov 13 '20Nov 16 '20Nov 19 '20Nov 22 '20Nov 25 '20Nov 28 '20Dec 01 '20Dec 04 '206.0
| |

Biografía del autor/a

Estella Maria Bortoncello Munhoz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, munhozestella@gmail.com

Técnica em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013) y Bacharel em Design com ênfase em Design Gráfico e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Actualmente estuda Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

BASTOS, R. C.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-9, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/50333. Acesso em: 17 ago. 2019.

CASTELLER, L. D. A centralidade de “Experiência” na concepção educacional de John Dewey: análise de apropriações no pensamento brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2008.

CARVALHO, J. S. F. “Democratização do ensino” revisitado. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 327-334, maio/ago. 2004.

CORMIER, D.; SIEMENS, G. Through the Open Door: Open Courses as Research, Learning, and Engagement. Educause Review, v. 45, p. 30-39, jul. 2010. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2010/8/ through-the-open-door-open-courses-as-research-learning-and-engagement. Acesso em: 17 jul. 2019.

COURSERA, 2019. Disponível em: https://www.coursera.org. Acesso em: 23 ago. 2019.

DOWNES, S. The Quality of Massive Open Online Courses. In: KHAN, B. H., ALLY, M. (Org.). International Handbook of E-Learning. Routledge, 2016.

EDX, 2019. Disponível em: https://www.edx.org. Acesso em: 23 ago. 2019.

GONÇALVES, B. MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança. Dissertação (Mestrado em TIC na Educação e Formação), Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2013.

LAVEN, S. The Simon Laven Page. 2008. Disponível em: http://www.simonlaven.com/ Acesso em: 04 ago. 2019.

LÚMINA, 2019. Disponível em: https://lumina.ufrgs.br. Acesso em: 23 ago. 2019.

MENGUAL-ANDRÉS, S.; CATALÁ, C. L; VILA, R. R. Validación del Cuestionario de evaluación de la calidad de cursos virtuales adaptado a MOOC. RIED, Madri, v. 18, n. 2, p 145-169, 2015. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/13664/13056. Acesso em: 17 jul. 2019.

MOODLE IFRS, 2019. Disponível em: https://moodle.IFRS.edu.br. Acesso em: 27 ago. 2019.

POCA, 2019. Disponível em: http://poca.ufscar.br/. Acesso em: 23 ago. 2019.

RIBEIRO, L. O. M.; CATAPAN, A. H. Plataformas MOOC e redes de cooperação na EaD. EmRede, v. 5, n. 1, p. 45-62, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/297/311. Acesso em: 17 ago. 2019.

SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 03-10, jan. 2005. Disponível em: http://www.itdl.org/Journal/Jan_05/article01.htm. Acesso em: 24 ago. 2020.

SOUZA, R.; CYPRIANO, E. F. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Ciência & educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 65-80, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132016000100065&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 08 jul. 2019.

UDEMY, 2019. Disponível em: https://www.udemy.com/. Acesso em: 23 ago. 2019.

UEMA, 2019. Disponível em: http://www.cursosabertos.uema.br/. Acesso em: 23 ago. 2019.

WESTBROOK, R. B.; TEIXEIRA, A. T.; ROMÃO, J. E.; RODRIGUES, V. L. R. (Org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Silva , J. M. C. da, & Munhoz, E. M. B. (2020). El proceso de consolidación de EaD no IFRS por meio dos MOOC y la ampliación del acceso a la educación. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 7(2), 30–46. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.546