Projetos de Extensão na EaD: o programa de Residência Pedagógica em Licenciaturas a Distância

Autores

  • Katia Cilene da Silva UFERSA http://orcid.org/0000-0003-1021-0442
  • Jalisson Tiago Souza e Silva Escola Estadual Lourenço Gurgel
  • Leila Kaline Alves Escola Estadual Sebastião Gurgel
  • Ronaldo Costa Josino Escola Estadual Coronel Solon

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, projetos de extensão, gestão de projetos, planejamento na EaD, abordagens híbridas.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as estratégias de gestão de um subprojeto do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvido com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado a distância, por meio de intervenções na sala de aula de Matemática. Durante o desenvolvimento do subprojeto, foram adotadas estratégias híbridas tanto para capacitação da equipe e para o desenvolvimento das atividades docentes nas escolas quanto para o acompanhamento e a gestão do projeto, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais como ferramentas de apoio à execução das ações de extensão em 3 escolas. Como resultados alcançados, foram registradas contribuições tanto para os atores (alunos da licenciatura, professores e alunos nas escolas parceiras) quanto para as instituições parceiras (escolas de campo e Curso de Licenciatura).

Biografia do Autor

Katia Cilene da Silva, UFERSA

Graduada em Informática (1997), Especialista em Ciência da Computação (1999) e Gestão Educacional (2003), Avaliação de políticas públicas e ensino superior na América Latina(2010), Mestre (2010) e Doutora em Educação Matemática e Tecnológica (2018). Experiência em: docência desde 1997, docência e gestão do Ensino superior desde 2000, implantação de tecnologias para EaD desde 2005, tutoria/docência/produção de material didático para EaD desde 2008. Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido desde 2010, vinculada ao Departamento de Computação. Professora da disciplina Introdução a Educação a Distância para as licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Química a Distância. Líder do grupo de pesquisa Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (TEED). Docente orientadora da Residência Pedagógica da Matemática EaD, colaboradora do PIBID da Matemática EaD. Coordenadora do Programa de Formação Continuada a distância para Profissionais da Área da Saúde. Organizadora da Série Educação a Distância: Teoria e Prática. 3º lugar no Prêmio ABED de Pesquisa e Inovação em EaD (2017).

Referências

ARAÚJO, N. M. S.; RIBEIRO, F. R.; SANTOS, S. F. Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. Bakhtiniana, Rev. Estudos do Discurso [on-line], v. 7, n. 1, p. 4-23, 2012.

BRASIL. Inep apresenta resultado da Prova Brasil 2015. In: Portal Brasil. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/inep-apresenta-resultados-da-prova-brasil-2015. Acesso em: 13 maio 2019.

CAMBOIM, A. F. L; BARROS, A. C. P. Relacionamento mercadológico com os cibernativos na internet. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 12., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: INTERCOM, 2010. v. 1.

MARTINS, E. L.; SERRES, F. F.; BASSO, M. V. A.; WEIAND, V. L. Interação de recursos digitais e não-digitais no ensino de Matemática nas séries iniciais. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2009. Anais [...]. Relato de Experiências. Ijuí: Unijuí, jun. 2009.

MEIRA, L. Novos Caminhos para a Educação: cultura digital, jogos e divertimento eletrônico. In: PLUG – PROGRAMA DE DISSEMINAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECÔNCAVO DA BAHIA, 1., 2010. Anais [...]. Cruz das Almas: UFRB, 2010.

NETO, E. S; FRANCO, E. S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME, Belo Horizonte, ano 19, n. 36, jan./jun. 2010.

OPENREDU. Rede Social Educacional. Disponível em: http://openredu.cmr.eb.mil.br/. Acesso em: 30 ago. 2019.

PNLD. Programa Nacional do Livro Didático. Disponível em http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/11986-escolha-pnld-2019. Acesso em: 30 ago. 2019.

QEDU. Escola Coronel Solon. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/74386-eefm-ee-coronel-solon/sobre. Acesso em: 30 ago. 2019.

QEDU. Escola Sebastião Gurgel. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/5412-caraubas/ideb/ideb-por-escolas. Acesso em: 30 ago. 2019.

SERAFIM, M. L.; SOUSA, R. P. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: UEPB, 2011. p. 19-50.

SILVA, K. C.; COSTA, M. N. D. O uso de jogos digitais como objetos de aprendizagem no ensino da Matemática: uma proposta para as escolas públicas do semiárido potiguar. In: RAABE, A. L. A.; GOMES, A. S.; BITTENCOURT, I. I.; PONTUAL, T. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem (Série professor criativo, IV). Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 374-409.

VALENTE, J. A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: USP/Estação Palavra, 1999.

Publicado

2020-11-07

Como Citar

da Silva, K. C., Souza e Silva, J. T., Alves, L. K., & Costa Josino, R. (2020). Projetos de Extensão na EaD: o programa de Residência Pedagógica em Licenciaturas a Distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 231-247. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/591

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância