Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794

Palavras-chave:

Aprendizagem baseado em projetos, Educação a distância, Design Educacional

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de um processo de organização, execução e implementação de uma proposta formativa para o Ensino Superior a distância, que partiu da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia metodológica e pedagógica.  A experiência deu-se no contexto da disciplina Projeto Integrado do curso superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. Essa disciplina teve como objetivo direcionar e promover a aplicação prática de conteúdos, de forma interdisciplinar, do conjunto de disciplinas de uma Unidade Curricular situada no contexto de trabalho do designer educacional na educação formal. A descrição dessa experiência é apresentada, bem como os resultados colhidos na avaliação, pelos alunos dessa proposta formativa, relatada como positiva e significativa, tanto pelos discentes como pelos demais professores do curso, por proporcionar a integração entre ações teóricas, reflexivas e práticas no desenvolvimento de competências profissionais específicas do designer educacional.  

Referências

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Gamez, L., & Malheiro, C. A. L. (2021). Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1-22. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia