Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794

Palavras-chave:

Aprendizagem baseado em projetos, Educação a distância, Design Educacional

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de um processo de organização, execução e implementação de uma proposta formativa para o Ensino Superior a distância, que partiu da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia metodológica e pedagógica.  A experiência deu-se no contexto da disciplina Projeto Integrado do curso superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. Essa disciplina teve como objetivo direcionar e promover a aplicação prática de conteúdos, de forma interdisciplinar, do conjunto de disciplinas de uma Unidade Curricular situada no contexto de trabalho do designer educacional na educação formal. A descrição dessa experiência é apresentada, bem como os resultados colhidos na avaliação, pelos alunos dessa proposta formativa, relatada como positiva e significativa, tanto pelos discentes como pelos demais professores do curso, por proporcionar a integração entre ações teóricas, reflexivas e práticas no desenvolvimento de competências profissionais específicas do designer educacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. São Paulo: Penso, 2014.

COSTA, Y.Y. K. Aprendizagem Baseada em Projetos. Curitiba: Contentus, 2020.

FAZENDA, I. (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB-UNIFESP). Projeto Pedagógico de Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. São Paulo: Núcleo UAB/UNIFESP, 2016.

YARED, Y. O que é interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Gamez, L., & Malheiro, C. A. L. (2021). Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–22. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia