Desafios do ensino remoto no contexto educacional: percepções entre família e professores
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.833Palavras-chave:
Contexto educacional; Pandemia de Covid-19; Ensino remoto; família; professores.Resumo
A pandemia de Covid-19 instaurou um cenário mundial de incertezas, afetando diversas atividades humanas, por exemplo, a educação. Diante disso, esta investigação qualitativa teve por objetivo analisar as percepções dos professores e dos responsáveis pelos estudantes em relação ao Ensino Remoto, na rede educacional de Brejo Santo - CE. A produção dos dados se deu por meio de uma pesquisa de opinião, cujas perguntas focalizaram o interesse dos professores e dos estudantes, na perspectiva dos responsáveis, quanto ao Ensino Remoto. A análise temática foi a técnica utilizada na interpretação dos dados. Estes revelaram que, na percepção dos professores, 49,3% dos estudantes conseguem acompanhar as aulas no contexto do Ensino Remoto. Quanto aos responsáveis pelos estudantes, a maioria considera que estes manifestam interesse em participar das aulas, apesar de relatarem vários condicionantes que implicam em dificuldades de adaptação. Sugerem-se novas investigações que contemplem a perspectiva dos estudantes sobre a temática em questão.
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